segunda-feira, junho 15, 2009

ARTE PARA VIDA -SAÚDE DO ADOLESCENTE 2004-2009.
















ARTE PARA VIDA-PREVENÇAO SAÚDE DO ADOLESCENTE. 2004-2009.

COM LICENÇA ESTOU CHEGANDO.

PEÇA TEATRAL-DOIS ATOS

TEMA ABORDADO GRAVIDEZ NA DOLESCÊNCIA /DST /AIDS.
TEXTO E LETRAS DAS MÚSICAS– DRA.MARIA ANUNCIADA AGRA SALOMÃO
PROJETO ARTE PARA VIDA
LOCAL DE APLICAÇÃO- ESCOLA ADOLFO MAIA (CABEDELO). 2004
EM PREPARAÇAO NA ESCOLA SERÁFICO DA NÓBREGA -JOAO PESSOA-PB 2009.

Sinopse-
Adolescentes de uma comunidade ensaiam quadrilha para a festa junina . Nos ensaios, uma participante fica sem par, por ser muito tímida. Ela procura seu único amigo (Alumião) e faz dele seu confidente.
Uma participante do grupo tem um comportamento de risco (Marinalva), é advertida por eles.
Novos alunos chegando, conflitos acirrados.





CANTO DO VAGALUME.

Nesta noite escura
Meu amor me deixou
Vou pedir ao vaga-lume
Para iluminar minha dor.
.

Nas festas de são João
Um par eu quero ter
Para dançar a quadrilha
Quem sabe um amor vai nascer

Meu querido vaga-lume.
Vem aliviar meu sofrer
Minhas noites de amargura
Tem que ter um bem querer.

Vaga-vaga, vaga-lume
Vem iluminar meu coração
Vem me ajudar meu amigo
Nesta minha solidão.


Canto -PAPAI VAI VIRAR PIRAO.

Cena 8-Os meninos se jogam no chão, rindo.

Marcelão ,Marcelão vai virar pai
Mais com cara de pirão
Vai ter que dar muito duro
Para cuidar do filhão.

Todos do elenco arrumam as bandeirolas e fogueira da festa. Cantam animadas.

Cadê Mariazinha ?
Ela foi se aprontar
Foi pentear os cabelos
Para na festa dançar.


Cena 10- Betinha - Personagem 1-
As luzes do palco ascende ,e todos estão em posição de dançar (forró pé de serra).
Luz foca em Betinha ,que olha embevecida , feliz com a chegada do amor, e fim da solidão.

Marinalva-Personagem 2.
A luz muda e foca em Marinalva , que em um canto, olha sem bem entender sua gravidez.
Como pode me acontecer isto??? Mostra a barriga. FOI SÓ UMA VEZ.

Canto Final–BRICANDO COM FOGO.


Marinalva brincou com fogo
Com fogo se queimou.
Foi pular a fogueira
A fogueira lhe machucou.

Vamos dançar a quadrilha
A vida vai ensinar
A quem não olha aonde pisa
Pode um dia se machucar.

Meninas que aqui estão .
Prestem muita atenção.
Com fogo não se brinca
Nem tão pouco com paixão.


Vamos dançar a quadrilha
A vida vai ensinar
A quem não olha aonde pisa
Pode um dia se machucar.


Trabalho pró-saúde do adolescente.
Dra.Maria Salomão 2004 .
NOTA-Dois grupos na Escola Seràfico da Nóbrega estao sendo preparados para os Módulos-Saúde Ambiental, e Saúde do Adolescente.
PREVENÇAO É A SOLUÇAO -EDUCAÇAO O MEIO.

Nenhum comentário:

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...