terça-feira, dezembro 23, 2008

ARTE PARA VIDA / SAÚDE AMBIENTAL , DERESPEITADA.
































































































Diante destas imagens , repensem, o lado positivo da preservação ambiental, mar azul, árvores frondosas, com frutos(cajueiros; mangueiras; araças; mutamba;mangaba....... ),alimentos in natura de primeira grandeza, ao alcance das mãos ; peixe abundante , fonte inesgostável de proteina animal; mangue com seu ecosistema perfeito ; coqueirais com água de coco (alimento completo), sua polpa e aproveitamento de tudo que dele provem,riachos ,lagoas de beleza ímpar.
Infelismente este paraiso acima descrito, é irresponsávelmente destruido, por indios nativos desta regiaõ, que sem nenhum pudor, fazem de suas ocas, rios e lagoas ,um lixão a céu aberto, ferindo a mãe natureza no seu mais profundo direito, o de ter , solo, águas e atmosfera, limpos para sobrevivência de nosso planeta.
Todos tem o dever de cuidar e preservar o local aonde está inserido, este dever está sendo neglicenciado por indios da reserva acima.(ver fotos )
Os habitantes do pequeno povoado, muitos pescadores,que ainda lutam bravamente para tirar o alimento e sustento do mar, sofrem com esta agressão em suas vidas.
Povo pacato, hospitaleiro e ordeiro, orgulhosos de sua terra,e belezas do lugar;completamente integrado com o meio ambiente.
Barra de Camaratuba ,é ainda um lugar paradisíaco, por poucos conhecidos, e admirado por aqueles que tem o privilegio de visitar, ou viver em um local bucólico,limpo e lindo do litoral paraibano.
Um fruto que impressiona por seu sabor(Mutamba), mel vegetal de sabor delicado ,e fonte de energia e outros nutrientes(foto do pequeno fruto na maõ de um dos visitantes).Outro fator que chama atenção, é a energia limpa eólica,com moinhos em quantidade sendo instalado na região, para ser utilizado futuramente como energia alternativa na área.
Nota-Visita a Barra de Camaratuba, santuário de beleza, cores , águas de mar revolto, rio manso, lagoas encantadas- 19 e 20 /12 /2008.
PRESERVEM NOSSAS ÁGUAS(MARES,RIOS, NASCENTES,LAGOS E LAGOAS); SOLO ,AR, FONTE DE VIDA E SOBREVIVÊNCIA DE NOSSO PLANETA,DURAMENTE CASTIGADO POR MUITOS .
A RESPOSTA ESTÁ NA FURIA DAS ENCHENTES, TERREMOTOS,CICLONES ,SECAS E TANTOS FENÓMENOS CLIMÁTICOS ESTRANHOS ;HOJE CADA VEZ MAIS FREQUENTES
Nota 2- Hoje dia 23 Dezembro 2008(17 horas), em minha residência, acontecerá a finalização dos trabalhos ano 2008, Escola Seráfico da Nóbrega e Escola Adolfo Maia, com entrega de premios para os melhores trabalhos do ano, e muitos presentes, para estes bravos componentes do ARTE PARA VIDA.
Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.








Nenhum comentário:

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...