quinta-feira, abril 20, 2006

PROSART / TRABALHANDO TABAGISMO E ALCOOLISMO EM ESCOLAS.








19/04/2006 PROSART realiza uma ação escola cidadã ,e vai com toda equipe composta da Dra.Maria Anunciada(autora aplicadora do projeto), a prof.Beta (Diretora da Escola Seráfico da Nóbrega) acompanhada da psicóloga e alunos multiplicadores,à Escola Verissimo Cabedelo(Bairro Renascer III).
Palestra-ação TABAGISMO E ALCOOLISMO , riscos e complicações.

Foi muito boa esta integração entre escolas e escolares de universo diferentes, mesmo sendo ambas instituições públicas municipais, as diferenças nos faz refletir.
A ação desenvolve-se com uma boa aceitação do público alvo, escolares de 10 /14 anos, com a presença da Equipe Sáude da Família Dra.Mabel médica chefe da equipe, alguns pais de alunos, coordenadoras e secretária de saúde deste município.
A sensibilização para o tema foi grande por parte dos presentes, a meninada entendeu bem a mensagem , ficando claro os malefícios do uso do Cigarro e Alcool, como tambem as implicações na alteração de comportamento e doenças causadas por uso das drogas acima.

A ação é desenvolvida em duas partes, palestra com a Dra.Maria Anunciada, seguida da dramatização do conteúdo com o Esquete AMOR ESFUMAÇÃDO, este com a participação dos componentes do PROSART.

Alcoolismo é causa de :
Doenças no Figado / Coração / Pancreas e outros.
67% de Agressões a mulheres,crianças.
41 % dos assaltos ,agressões sexuais e estrupos.
64% Dos Acidentes de transito fatais ou incapacitantes.
Elevada demissão de emprego por falta do trabalhador.

Com relação com o TABAGISMO foi trabalhado entre os presentes , as doenças provocadas por uso contínuo do cigarro e derivados do tabaco, suas complicações e as ações para com o fumante passivo.

Tabagismo é responsável:

90% DAS MORTES POR CANCER DE PULMÃO.
85% DAS MORTES POR DOENÇAS PULMONAR OBSTRUTIVASCRÔNICA
30% DAS MORTES DE CANCER EM QUALQUER ORGÃO.
25% DAS MORTES POR DOENÇAS CORONARIANAS (DAC),

Tabagismo está também relacionado com Trombose vascular, infecções respiratórias de repetição e Impotência Sexual, dentre outras complicações.

Com a certeza de termos sensibilizado o público presente para o tema, O ARTE PARA VIDA, segue em sua luta.

Nota 1-Agradeço a Dra.Mabel (Medica chefe do PSF), que me fez o convite para esta participação, a ela que há anos me acompanha nesta luta .
Nota 2- Aos componeste do PROSART da Escola Adolfo Maia (Cabedelo), valeu a participação nesta ação escola cidadã.Estarei com eles hoje 20/04/2006 para participar do desenvolvimento da Peça COM LICENÇA ESTOU CHEGANDO 17 horas na escola.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO.

Nenhum comentário:

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...