Em visita recente a esta formação de Recifes de Coral (Picãozinho), localizado na praia de Tambaú(principal praia urbana da orla marítima de João Pessoa-PB), encontro o jovem Gerson 16 anos(foto acima), aluno da escola Seráfico da Nobrega(escola aonde é aplicado o ARTE PARA VIDA); com um sorriso largo da-me boas vindas a bordo de um Catamarã de turismo.
Conversa fluindo sobre preservação ambiental, ele sabedor do trabalho que desenvolvo na escola, pede para entrar no ARTE PARA VIDA, neste ano. Imeditamente , uma ideia surge em minha mente.
Se , hã 10 anos trabalho o tema Saúde Ambiental nas escolas, vou incluir RECIFES ;CORAIS E ,MANGUE no projeto de Saúde Ambiental na Escola Seráfico da Nóbrega .Gerson(foto acima ), provavelmente vai ser um grande aliado na luta pela preservação e educação dos nossos mares, engrossando a fileira dos multiplicadores do ARTE PARA VIDA.
João Pessoa terceira cidade mais velha do Brasil, de uma beleza ímpar , cidade bem cuidada ,verde ,tranquila ,e com grande potencial turístico, possui uma extensão razoável de corais, que estão sendo pouco respeitados, por turistas, pescadores, e outros fatores.
Corais, saõ formações vivas, sensíveis, e de importância vital para o ecossistema da região.Muitos são os fatores que interferem em sua formação , no entanto a desinformação entre habitantes locais, turistas e outros, é fator preocupante para a sobrevivência destes.
Urge uma politica de conscientização de todos os envolvidos, para que, com o aumento do turismo (fator importante de desenvolvimento), não seja causa de maiores danos ao já sofrido ecosistema.
Nota-Os pequenos componentes do ARTE PARA VIDA, hoje verdadeiros soldados na luta ambiental, estão atentos sobre todos os danos que outros possam causar ao meio ambiente, e toda pequena reportagem que eles trazem incluo como objeto de estudo,e consequente alerta para possível correção dos danos.Com eles e vontade férrea de continuar a luta por PREVENÇÃO NA SAÚDE, intensificarei minha luta.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.
Um comentário:
Estes encontros não são coincidência e sim providência de Deus!
E vc como é uma pessoa ligada nas necessidades humanas e na prevenção como forma de obter melhor qualidade de vida, percebeu no pedido de Gerson , uma forma de desenvolver um trabalho.Parabéns!
A vc e a Gerson.
Nós( os outros) agradecemos a Deus por ter Gersons e Marias no mundo.
Postar um comentário