quinta-feira, maio 31, 2007

ARTE PARA VIDA / LUTA CONTRA TABAGISMO







Na luta contra o TABAGISMO ,a autora aplicadora deste blog, tem desenvolvido sistematicamente,há 9 anos, trabalho neste grave fator de risco à saúde.
Iniciando com uma ampla pesquisa de campo, realizada no município de Cabedelo -PB, onde o resultado comprovou o quanto era precoce o inicio do vício(10 à 18 anos ), esta autora decide criar algo que pudesse atingir esta população alvo, com um projeto de Prevenção Primária .

Criei e dirigí a primeira peça (PAGODE ESFUMAÇADO), percorrendo as escolas públicas desta e de outras cidades, o texto e os "atores " foram sensibilizando platéia.Com um texto fácil , poesia e musica ,a mensagem preventiva foi lançada. Desta peça fiz uma revista estilo gibí(foto),com uma pequena tiragem .
Agradeço a valiosa colaboração do artista Paulo Fernando, que deu vida aos personágens desta revista .

Com passar do tempo escrevo mais um texto (AMOR ESFUMAÇADO), este com um conteúdo mais abrangente, utilizando a mesma metodologia, prosa , verso e poesia, a história cresce e sensibilza quem a assistiu.

Com mais um trabalho, este utilizando o tema da campanha do INCA , SE O MOCINHO FUMA QUEIMA O FILME, fiz um Romeu e Julieta na luta contra os vícios TABAGISMO E ALCOOLISMO.Muitas apresentaações , e a luta continua.

Em resumo a autora aplicadora deste projeto, segue levando o tema Tabagismo para todo seu trabalho de Prevenção em Saúde .


Hoje com um trabalho sistemático e com resultados animadores, dedico este dia Mundial sem Tabaco a todos aqueles que como eu, e nosso grupo ARTE PARA VIDA, lutam por um mundo mais limpo e livre dos efeitos nocivos desta droga na Saúde das pessoas e Saúde do Meio Ambiente.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO

Um comentário:

Anônimo disse...

Dra. Maria,
Mais uma vez, muito obrigada pela cooperação! Seu trabalho é encantador!
Abraços,
Dani

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...