terça-feira, novembro 15, 2005

ARTE SEM FRONTEIRA /PROJETO

Justificativa- A saúde no Brasil, tem uma política pública voltada para a prevenção secundaria, esta onerosa e de pouca efetividade, ficando a prevenção primaria de doenças e fatores de risco à saude, em segundo plano.Com isto muitas doenças que poderiam ser prevenidas e ou amenizidas suas complicações , crescem em prevalência, e seu curso poderia ser controlado ou mesmo abolido, com uma política preventiva e sistemática.
A autora trabalha há oito anos com fatores de risco à saude e doenças cronico-degenerativa, em escolas, com escolares para escolares, visando a educação como fator modificador de comportamento a curto, médio e longo prazo.
Objetivo:Educar, prevenir e informar adolescentes e adultos jóvens, para um comportamento preventivo , tornando-os co-gestores de sua saúde ,preparando-os para um hoje saudável e um envelhecimento com qualidade de vida amanhã.
Conclusão- A arte quando utilizada com fins educativos, é um veículo de sensibilização bastante eficaz, e os conceitos estudados fluem sem a rigidez da sala de aula.

nota- O projeto é de autoria e aplicação de :Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão , médica geriatra prestando trabalho voluntário para o NIETE(UFPB) e SBGG(Paraiba).
Este trabalho tem sido aplicado em cursos, congressos, espaços comunitários, empresas , igrejas, instituições asilares etc..

Nenhum comentário:

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...