sexta-feira, novembro 30, 2012

PREVENÇÃO DIABETE, SOFRE BAIXA NAS APRESENTAÇÕES FINAIS.

Infelizmente por motivo de saúde com  um  componente do ARTE PARA VIDA, a estudante Rosângela 14, principal "atriz" do BEABÁ DA DIABETE,  foram suspensas as várias apresentações agendadas para nossa luta NOVEMBRO AZUL.

No entanto no dia D Mundial 14 Novembro, fizemos nosso trabalho inter geracional, o qual foi devidamente  documentado em vídeo  para apresentações em outros locais ,escolas, comunidade , igrejas..e aonde preciso ou for solicitado.(ver postagem anterior).
Aguardamos o restabelecimento de Rosangela para finalização das tarefas agendadas para este ano.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
masagra40@gmail.com

sábado, novembro 10, 2012

NOVEMBRO AZUL PREVENÇÃO DIABETE / MÚLTIPLAS AÇÕES /ESCOLA /COMUNIDADE








Novembro Azul, ,muitos preparativos com os componentes do ARTE PARA VIDA, visando atualização do  tema (PREVENÇÃO DIABETE), este sendo precedido por Prevenção ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, completando o ciclo de aprender as bases do viver com saúde desde a escola.
Foi por mim debatido o tema com as crianças para estes terem noção do que estão passando como multiplicadores de saúde. Não é fácil trabalhar com esta faixa etária  assuntos científicos tão profundos;no entanto, dia a dia com paciência e linguagem adequada o conteúdo é absorvido.
Estou orgulhosa deste grupinho que já vai deixando saudade, são quatro anos, e um  aprendizado longo , e repetitivo, mais utilizando as diversas formas de arte ,os resultados aparecem.

Para este Novembro Azul, temos algumas apresentações na escola e comunidade, e com determinação e garra de todos estamos vencendo os desafios..Com a peça BEABÁ DA DIABETE, em versão 2012, vamos levar este conhecimento de como devemos fazer para evitar ou retardar e amenizar as complicações de Diabete tipo 2.
Durante a palestra que precede a apresentação da peça, faço uma explanação sobre tudo que é importante nos dois tipos de Diabete mais frequentes Tipo 1 e Tipo 2.

Nota 1- Infelizmente as estatísticas crescem no número de novos casos, devido a fatores do aumento da obesidade infantil, sedentarismo , e falta de informação do que esta doença pode fazer com o organismo.
Da cegueira, lesões no coração, cérebro, e amputações  de membros inferiores, tudo pode acontecer, se os portadores não tomarem consciência da doença.Tudo isto é passado de forma lúdica e compreensível sensibilizando os que assistem .Estamos nesta há 12 anos , e não vejo outra saída  a não ser o assunto levado a sério desde a infância.

Nota 2- Este ano temos um reforço da prof.Mestre em Nutrição LInda Susan (UFBA), que atua com o aconselhamento nutricional na Diabete, e participação direta com os alunos e comunidade.

 (PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO  / EDUCAÇÃO O MEIO)
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
masagra40@gmail.com


ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...