terça-feira, agosto 28, 2012

PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR / GRANDE DIA ESCOLA

 O ARTE PARA VIDA, apresenta-se na escola sede do projeto (Seráfico da Nóbrega), para levar os conhecimentos do grupo sobre Alimentação Saudável, tendo os componentes como multiplicadores.
 Platéia atenta as colegas e ensinamentos, com a peça ECA QUE DELICIA, este flui com fácil assimilação de assunto complexo.
 A atuação das meninas cada vez melhor.
 A primeira premiada Bianca 13 , mantém a animação em passar seus conhecimentos.
 Plateia absorve o conteúdo, e a partir de hoje, estão integrados no tema, com uma pesquisa sobre alimentos consumidos por eles e colegas na comunidade com idade entre 10 e 14 anos.Os componentes do ARTE PARA VIDA serão os tutores nesta fase.Estarei ausente por alguns dias, deixando muita tarefa a ser cumprida , e tendo a certeza que tudo vai dar certo.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO  / EDUCAÇÃO O MEIO
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
masagra40@gmail.com

sábado, agosto 25, 2012

PREVENÇÃO SAÚDE NA ESCOLA / ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL /TROCANDO EXPERIÊNCIA

 Entrada da Associação BRAÇOS ABERTOS.


 Momentos da peça ECA QUE DELICIA.
 Alunos muito novos ,com idade entre 6 10 anos, atentos aos ensinamentos dos maiores que cada vez se entusiasmam como multiplicadores.

 Encontro na saida da escola, componentes do ARTE PARA VIDA, com meus ex-alunos da FAMENE.Encontro  proveitoso para ambos , trocando experiência e alegria.
 Uma das criadoras da Associação Val Acyole, incentivadora das artes no ensino.
Ontem 25 Agosto as 15.30, O ARTE PARA VIDA , leva conhecimento em saúde alimentar ,atravez da peça: ECA QUE DELÍCIA, para uma associação com meninos de elevado risco social, que saõ acolhidos em uma local maravilhoso, com muitas atividades, todas voltadas para educação.
A tarde  de solidariedade foi muito gratificante, ver que ao final do espetáculo, as crianças absorveram todo conteúdo, atentos aos ensinamentos passados pelo nosso grupo.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
masagra40@gmail.com


quarta-feira, agosto 22, 2012

PREVENÇÃO SAÚDE NA ESCOLA / ALIMENTAÇÃO

O ARTE PARA VIDA, com roupagem nova, mudança no texto, segue com participações em PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR . Nesta sexta-feira estaremos com a peça ECA QUE DELICIA, para apresentação crianças e adolescentes de uma fundação.Ano passado estivemos neste local  dando nossa contribuição ,levando conhecimento desta vez com LUTA CONTRA VIOLÊNCIA NA ESCOLA( BULLYING- Peça:  PARA DE BULIR COMIGO)

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO
masagra40@gmail.com
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira

sexta-feira, agosto 17, 2012

ARTE PARA VIDA /PROSART / PROMOVENDO SAÚDE COM ARTE / PREVENÇÃO DIABETE

O ARTE PARA VIDA, em 2002, já batalhava no setor preventivo , utilizando a arte como elemento sensibilizador.Nesta época os registros eram fotografados e impressos, guardados em caixas ,que se acumularam ao longo do tempo.Hoje encontrando algumas fotos,e revendo as adolescentes Regina Lidia, e Leticia Carvalho (12 e 13 anos), dupla que deu vida a tantos personagens, com graça , desenvoltura, muito trabalho para entrarem nos eixos, valeu a pena tudo o que passei  e continuando na luta.Ambas na faculdade hoje, trabalhando,  , desembaraçadas, não dá para acreditar no que se transformaram .A DIABETE, infelismente continua em alta , pouca prevenção , persistindo as lesões de órgão alvo, como Cegueira; amputação de membros, coronariopatias, lesões renais ...enfim precisa muito esforço dos profissionais de saúde e políticas públicas para diminuir estas complicações perfeitamente evitáveis.
Ainda não perdi a esperança, o BEABÁ DA DIABETE , foi trabalhado no ARTE PARA VIDA, em escolas públicas, Faculdades, mudando as 'atrizes' , que sempre passaram conteúdo científico complexo em linguagem assimilável e acessível ao público leigo.Espero que pelo Brasil afora, muitas peças e outros tipos de arte estejam sendo utilizados para diminuir os números de novos casos, e evitar as complicações em pacientes aonde a doença está instalada.

A Regina Lidia, e Letícia Carvalho o ARTE PARA VIDA ,nunca esquecerá esta dupla maravilhosa.

A LUTA CONTINUA / PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO EDUCAÇÃO O M EIO
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
masagra40@gmail.com

segunda-feira, agosto 13, 2012

PREVENÇÃO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL /PREMIAÇÃO E PARTIDA SEGUNDA ETAPA

Hoje dia 13 agosto, a pequena Bianca 13, uma das novas integrantes do projeto recebeu sua bicicleta ,parte da sua participação na primeira fase ,aonde apresentou um excelente trabalho gráfico sobre o tema; e um desabrochar como artista na peça ECA QUE QUE DELICIA.
Valeu a emoção dela e de todos os envolvidos, aonde na sala da direção sempre com os professores, e nossa querida diretora Prof.Diretora Beta, que sempre apoiou  o projeto, deixando-me livre para criar e aplicar com alunos selecionados desta escola ,a quem adotei como voluntária há 9 anos.
 Prof.Diretora Beta, a nossa ,maior incentivadora.
 Bianca a vencedora, sorriso de Vitória por ter superado seus medos , e persistência nos acertos.
 Momentos da entrega na sala dos professores.
Meu pequeno exército de Multiplicadoras .
Desta segunda etapa que vai até final do mês, muita atividade e tarefas a cumprir, seguindo a metodologia de sempre;( Desta vez a metodologia aplicada foi invertida), darei detalhes no final do processo.

A etapa final aonde toda escola vai ser preparada para envolvimento no tema proposto ,foi discutido hoje, ficando para final de Outubro,data e dia a combinar.

Nota-Não esquecendo de sempre lembrar que este trabalho é me minha inteira responsabilidade da criação , aplicação e premiações ( Projeto pessoal de Responsabilidade Social , fazendo minha parte como cidadã desde 1999.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO
masagra40@gmail.com
Dra.Maria Anunciada Agra de oliveira Salomão

sábado, agosto 11, 2012

DA ESCOLA PÚBLICA PARA FACULDADE / ARTE PARA VIDA MARCA PRESENÇA CONGRESSOS MEDICOS

Utilizando a mesma metodologia na escola como voluntária ,e na faculdade como professora , a PREVENÇÃO EM SAÚDE ,utilizando a arte como elemento sensibilizador ,marca presença.
Com a PEÇA :NÃO CHORE O LEITE DERRAMADO, prevenção a GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E INCENTIVANDO ALEITAMENTO MATERNO, vou fazendo minha parte.
Em Congresso Regional Medicina (Recife PE), e agora em( São Paulo ), o trabalho segue sua trajetória de brilho.Fico feliz com meus alunos, seguirem com a metodologia.,Agora tendo seguidores , fico mais tranquila, em ter quem continue o trabalho de tantos anos em prol da Prevenção , utilizando a arte como ferramenta ,de fácil assimilação para o público a quem se destina.


Parabéns a todos que levaram adiante e foram a luta.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO  / EDUCAÇÃO O MEIO
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.
masagra40@gmail.com

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...