quinta-feira, março 29, 2012

PREVENÇÃO GRAVIDEZ ADOLESCÊNCIA NA ESCOLA , COM ARTE ,MUSICA E POESIA.

Nada é fácil, nem impossível para quando se acredita no que faz.Com muito trabalho, paciência, criatividade posta a prova a cada momento , vou me motivando.Hoje o destaque para os trabalhos em literatura, ilustração e musica foram as gémeas Waleska, Wanessa....O tema Gravidez na Adolescência, inicia voos ..toma forma...ganha conteúdo...vai sair se Deus quiser, o produto que tanto sonho..logo hoje que fiquei sabendo de uma vítima da gravides de uma ex-integrante 15 anos..saiu da escola ano passado, foi para longe, e está gravida, o mesmo destino que muitas adolescentes brasileiras que trocam a boneca pela .....Só Deus sabe como irão fazer com tanta responsabilidade, SEM MATURIDADE..
Vamos em frente ARTE PARA VIDA, podemos ajudar na sensibilização de muitas outras adolescentes.

Nota 1- A reapresentação da peça sobre Alimentação saudável (ECA QUE DELÍCIA), iniciamos hoje o resgate do texto, para repagina-la e apresentarmos pós semana santa. Estou animada com o tema sempre em alta.. infelizmente ,ainda pouca conscientização por parte da população..Como todas as nossas campanhas saõ sistemáticas.. vamos em frente com os dois temas.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO
masagra40@gmail.com

sexta-feira, março 23, 2012

PREVENÇÃO GRAVIDEZ ADOLESCÊNCIA NA ESCOLA , COM ARTE ,MUSICA E POESIA.

Estamos trabalhando o tema acima, utilizando a arte como elemento de sensibilização.( METODOLOGIA DO ARTE PARA VIDA )- PROSART (TRABALHANDO SAÚDE COM ARTE ANO 2012-1).

Todos os componentes estão empenhados no trabalho,  passo a passo estamos construindo uma nova maneira de lidar com este problema ainda em evidência em nosso país.
 A Gravidez na adolescência foi o tema escolhido por componentes do ARTE PARA VIDA , seguido por Alimentação Saudável(Pedido pela diretoria da escola), PREVENÇÃO  DIABETE ( faz parte dos temas abordados sistematicamente por mim ao longo dos anos).

A metodologia segue a mesma dos anos anteriores, sendo acrescido de novos elementos ao qual testamos e aprovamos , sempre um aprendizado.
Os produtos serão apresentados neste final de semestre.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO
VOLUNTARIADO, FAZENDO MINHA PARTE COMO CIDADÃ.
ATÉ QUANDO ? NÃO SEI ? TODO SEMESTRE É UM NOVO DESAFIO, A MOTIVAÇÃO VEM DA RESPOSTA DAS CRIANÇAS DIRETA E INDIRETAMENTE LIGADAS AO PROJETO.
ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO ..NO ENTANTO ANUNCIA PRIMAVERA.
masagra40@gmail.com
Dra.Maria Anunciada Agra Oliveira Salomão.

quinta-feira, março 08, 2012

PREVENÇÃO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA / PREVENÇÃO DIABETE

O ARTE PARA VIDA,tomou decisão hoje(DIA INTERNACIONAL DA MULHER), as 16 horas na reunião com os componentes mais antigos deste novo grupo, em trabalhar o tema GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, devido ao elevado número de garotas na faixa etária de 13 a 16 anos continuar crescendo nas escolas , e no nosso estado, infelizmente em todo Brasil.
Como eu criadora -aplicadora tinha estado em uma previa com os participantes, passado a estas as tarefas a serem executadas para iniciarmos os trabalhos de pesquisa, o trabalho fluiu, e não vimos a hora passar.Aliás horário ,é o grande problema para aplicação do projeto, como sempre dependemos de horário vago nas aulas, horário de recreio, e falta dos professores.
Tivemos uma longa preparação , e iniciamos os preparos de como vamos trabalhar o conteúdo
Muitas ideias surgiram, e com a motivação de sempre as guerreiras Rosangela Ferreira 14 anos; Waleska Ribeiro Silva 14 anos; Vanessa Ribeiro Silva 14 anos; Beatriz Ferrreira 14 anos; Thais Elis Fernandes 11 anos ; Bianca Ferrreira 12 anos , mostraram grande interesse no tema .
O destaque desta tarde ficou com Beatriz, que entendeu imediatamente o conteúdo e forma , e deu inicio a construção .No entanto o envolvimento de todos foi total.
Como o projeto é utilizado todas as formas de arte como elemento sensibilizador, vamos ter um belo produto final.  Surpresa para todos..só vamos socializar para toda escola ,aonde todos participarão como colaboradores multiplicadores ; quando o primeiro produto estiver bem delineado.

Nota - A luta TROQUE A BOLA PELA DROGA, vai ter seu inicio após semana santa,aonde me dedicarei mais junto a eles , a pratica do Frescolbol,  esporte já introduzido por mim ,com meus componentes.A ideia é  extender a toda escola.Motivo já apresentado anteriormente.

Nota- O ex- componente do ARTE PARA VIDA, Robson 16 anos, iniciou ontem o curso técnico em computação, em uma excelente escola privada de computação.Estou com fé em você garoto do bém , que mesmo saindo da escola por já estar na reta final do ensino médio, ainda continua como ARTEIRO DO ARTE PARA VIDA.


PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO
DIA INTERNACIONAL DA MULHER 
masagra40@gmail.com
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.

segunda-feira, março 05, 2012

PREVENÇÃO SAÚDE NA ESCOLA / ANO 2012-1 REINICIANDO PROJETO

O Arte para vida, vai colocar em discussão com os componentes antigos e novos,  temas propostos para este semestre, Prevenção Droga/ Prevenção Diabete / Prevenção Obesidade.

Nota- O tema Prevenção Droga, vem sendo sistematicamente trabalhado ao longo dos anos, no entanto (infelizmente), continua precisando ser reeditado,reciclado , e aprimorado.A luta é contínua, não podemos esmorecer, e deixar acontecer. O ARTE PARA VIDA, continua na luta.

A PREVENÇÃO DIABETE, foi, e continua sendo debatido. O BEABÁ DA DIABETE,  com nova linguagem, e nova dupla como multiplicadores.Este semestre farei uma extensão do projeto com alunos da FAMENE, faculdade de Medicina aonde leciono..Espero que tudo corra bem,e os universitários se envolvam na luta.

A Prevenção OBESIDADE, foi trabalhada no ARTE PARA VIDA, há muitos anos, na Cidade de Cabedelo, aonde trabalhei o tema, cientificamente, utilizando a arte teatral como elemento sensibilizador..A experiência foi muito interessante, com dois alunos da rede escolar local (Escola Adolfo Maia), transformado em "atores' o CASAMENTO DO OBESILDO, foi encenado com toques de Reizado...ainda tenho lembranças da cena de entrada , com Jardel vestido a caráter, anunciando a entrada do Rei..obeso e glutão.Escrito em prosa e verso, marcou o inicio da Prevenção OBESIDADE, Tenho ainda fotos e registro desta ação que não tornou-se sistemática como eu gostaria, por falta de equipe Multiprofissional comprometido.Nesta época o Sr.Messias tornou-se simbolo da luta, continua vivo e sadio, com muitos quilos a menos e Saúde a mais.
Nota- Vou procurar as fotos escanear para registro.

Na Escola Seráfico da Nóbrega, aonde há 8 anos aplico o projeto acima, vou incluir este tema, já que dei o Start com o Mergulho no Esporte, incentivando a pratica do Frescobol, aonde todos os meus multiplicadores  tem sua raquete, e muitos praticam com regularidade. Escolhi este esporte por ser fácil, barato, e em qualquer espaço pode ser praticado..Vamos ver se os professores de Educação Física da Escola participam mais efetivamente....ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO..

NÃO É FÁCIL A APLICAÇÃO DESTE PROJETO, NO ENTANTO ACREDITO NO QUE FAÇO CADA ANO APARECE UMA LUZ QUE ME LEVA A FRENTE, COM DEUS E NOSSA SENHORA COMO GUIA E PROTETOR.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO
masagra40@gmail.com
Dra.Maria Anunciada Agra Oliveira Salomão.

sexta-feira, março 02, 2012

PREVENÇÃO SAÚDE NA ESCOLA / ANO 2012-1 REINICIANDO PROJETO


Esta é a turminha "veterana".. três anos no ARTE PARA VIDA.Cada ano passado ,mais integradas e motivadas. Eu, autora aplicadora deste projeto apesar das crises de inicio de ano, quando penso que não vai dar para continuar..olhando nestes rostinhos, e de muitos alunos novos que pedem para entrar no projeto,sigo minha saga ,em busca da PREVENÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA, bandeira de minha luta há tantos anos.

Um dos temas que continuarei este ano, será a PREVENÇÃO DIABETE,os outros deixarei para elas escolherem.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.
masagra40@gmail.com


PREVENÇÃO

quinta-feira, março 01, 2012

PREVENÇÃO SAÚDE NA ESCOLA / ANO 2012-1 REINICIANDO PROJETO

Reiniciando projeto PREVENÇÃO SAÚDE NA ESCOLA, nesta segunda feira dia 27 Fevereiro.A minha visita aos alunos ESCOLA SERÁFICO DA NÓBREGA  foi rápida, no entanto muito proveitosa.Todos entusiasmados com o retorno PROJETO ARTE PARA VIDA. Iremos escolher os temas a serem desenvolvidos neste semestre, e reintroduzir o MERGULHO NA LITERATURA(Primeiro passo para entrada de novos membros).

Nota - Breve postarei fatos e fotos.

 Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
masagra40@gmail.com

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO MEIO.

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...