domingo, outubro 31, 2010

ARTE PARA VIDA / LUTA SISTEMÁTICA PREVENÇÃO DIABETE.

Iniciando ações em  Prevenção de fatores de risco a Saúde, e Doenças cronicas degenerativas, tendo a Diabete e Hipertensão como carro chefe , realizamos dia 8 Outubro uma ação na comunidade de Camboinha .Com diversas atividades, tis como :  Aprentação de peças educativas ,Glicemias capilares ,entre os presente ,palestras,  festa , distribuição de brindes. Esta ação foi organizada por studantes da FAMENE( Faculdade de Medicina ), tendo  como orientadora  esta autora. 

Por que é um Círculo Azul?

A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes foi liderada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.

O Conceito

Desde o início, a IDF buscou um símbolo simples, de modo a facilitar a reprodução em larga escala e facilitar o uso para qualquer pessoa que quisesse dar apoio à campanha. A idéia era ser algo tão simples, que uma criança pudesse desenhar com um giz de cera.

A Escolha da Forma

Os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.

A Escolha da Cor

O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.





PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO














Com duas frentes de trabalho na luta e Prevenção Diabete, o ARTE PARA VIDA, leva a comunidade , noções da doença e como fazer para preveni-la.
Da Escola para Univesidade, e da Faculdade para comunidade, esta autora seus discípulos, usando a arte teatral, musica e poesia,sensibilizando os que assistem a peça BEABÁ DA DIABETE.

domingo, outubro 24, 2010

ARTE PARA VIDA / PREVENÇÃO DST/AIDS / COMPLEXO PRISIONAL FEMININO.
















 
Semana que passou ,troquei por uma semana, os pequenos componentes do ARTE PARA VIDA, por uma missão mais que especial: Sensibilizar e preparar mulheres apenadas, de um complexo penitenciário de minha cidade,para serem multiplicadoras nas Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, de alto risco social, passíveis de contraírem muitas destas patologias.


Durante a semana , estive com elas , apresentei o pré-projeto (Esquete escrito por mim), com a intenção de inseri-las com um texto tirado de suas vivências.

Que experiência maravilhosa, elas responderam positivamente, e passamos a trabalhar, falas, conceitos, dramatização..tudo ao mesmo tempo, devido o espaço curto de tempo que tive.Saiu um Esquete ABC das DSTs / AIDS, tendo 5 delas como co-autoras e “atrizes”.

Na sexta-feira dia 22 Outubro, tivemos apresentação do produto, para as detentas, professores  e alguns  alunos da FAMENE e faculdade de Medicina aonde leciono, e temos este projeto de extensão conjunto, funcionários , e coordenadores e estudantes da UFPB.

Foi muito emocionante, vê-las lutarem para dar o melhor, mergulharem em personagens depois de tanto medo de não dar conta da tarefa e ensaios repetitivos, foram aplaudidas por todos os presentes, eu como sempre emoção pura.

VALEU...MAIS UMA EXPERIÊNCIA , para o ARTE PARA VIDA, que não mede esforços para estar aonde for necessário, sempre voltado para o público de elevado risco social.

Nota1- Fotos do evento após liberação das mesmas.
Nota 2- Foram liberadas as fotos.
 
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
masagra40@gmail.com

sexta-feira, outubro 15, 2010

O ARTE PARA VIDA /DIA DA CRIANÇA / A LUTA CONTA O BULLYING FAZ A DIFERENÇA.



Valeu a experiência,muitos dos nossos, nunca tinham saído da área, e levando este trabalho de uma forma lúdica , conquistaram a galera da Escola Cícero Lemos (Bairro Valentina).

Muitos aplausos, a alegria dominou a todos, e no final receberam um brinde contendo livros de história, e muitas guloseimas. A comemoração de estendeu com um lanche no Mac Donald’s, com direito a distribuição dos presentes .

Nesta ação tive a colaboração de Rebeca Lucena, minha querida aluna da faculdade, que além de ótima aluna ,tem um coração muito grande, ela provavelmente será minha sucessora neste trabalho de PREVENÇÃO E SAÚDE NAS ESCOLAS.

Fotos de todos os momentos.



PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO

Dra. Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.

Masagra40@gmail.com




















 Alegria da meninada com presentes e muita cmemoração.
 O guerreiro Robson 15,fez o que pode para segurar o RAP (PARE DE BULIR  COMIGO) .

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...