quarta-feira, agosto 25, 2010

TRABALHANDO BULLYING NA ESCOLA /SAÚDE AMBIENTAL E DROGA,COM AMOR E ARTE.

Tarde muito trabalho, alegria, recriações ,ações, produzindo material ao vivo e a cores,com esta garotada maravilhosa.
Todo dia é um novo dia, aprendo, e eles ídem,com imaginação , arte e muita disciplina.
Destaque da semana continua sendo o Wanderley,mais esteve nos bastidores produzindo, corrigindo suas tarefas do projeto,ele aprende rápido, e sua participação no livro já está garantida pelo conteúdo qe vem apresentando.Os demais participantes, fui individualmente, fazendo os ajustes , e no final, o material elaborado é ensaiado,para ser analizado ,e se for bom vai sendo colocado no produto final.

Este sorriso rasgado é do veterano Robson, garoto do bem, mais que tem idas e vindas (adolescência),mais quando resolve produzir, sempre brilha.Ele está trabalhando um produto mixto,em Saúde Ambiental,  e tem uma participação especial no BULLYING.

Quando penso em desistir nesta luta de formiga contra o gigante, Deus me manda uma tarde como a de hoje, com tantas alegrias vendo a meninada respondendo com lindos trabalhos, e disciplina  cada vez melhor, sinto o sabor a vitória, vitória de ver vidas transformadas a olhos vistos, ao mesmo tempo, sensibilizando-os para temas tão difíceis de abordar nos moldes tradicionais.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO
Dra.Maria Anunciada Agra Oliveira Salomão.

domingo, agosto 22, 2010

ARTE PARA VIDA LUTA CONTRA BULLYING, COM MERGULHO NA LITERATURA.

Sesta-feira dia 20 agosto, mais uma vez , os pequenos componentes do ARTE PARA VIDA, cumprem suas metas, cada vez mais envolvidos na luta contra a violência na escola, saúde ambiental e drogas.
Estamos além de tarefas já em andamento para a final do semestre ,criando um novo incentivo,com a elaboação do livro de histórias, criadas nas oficinas da quinta-feira.Além dos resumos escritos e oral , dos livros lidos, a nova missaõ é a criação de nosso propio material,como em alguns módulos anteriores.Em destaque da semana o pequeno Wanderley, sempre apresentando resultados inesperados e de boa qualidade.
Nota-Estamos recriando e  ensaiando a peça teatral PARE DE BULIR COMIGO para apresentação  outras  escolas.

PREVENÇÃO É SOLUÇÃO  / EDUCAÇÃO O MEIO.

DraMaria Anunciada Agra Oliveira Salomao.
masagra40@gmail.com

quarta-feira, agosto 04, 2010

LUTA VIOLÊNCIA NA ESCOLA (BULLYING) / TARDE LITERÁRIA.

Fim de tarde de alegria para os pequenos selecionados no PROJETO ARTE PARA VIDA, com uma ida ao Shopping, com direito a lanche gostoso, presente surpresa, e visita  
á Livraria ,para escolherem um novo livro

A escola aonde aplico o projeto tem uma boa biblioteca,mais nada comparado a emoção  destas crianças, em comprar seu novo livro em um Shopping, que para muitos deles moradores da cercania , nunca entraram nele.
Com esta iniciativa de estimulo a leitura, estas crianças vão aos poucos, tomando gosto , desenvolvendo outras  habilidades. Qaundo eles passam para o resumo oral, a dificuldade é muita,no entanto o que tenho observado, com muitas oficinas realizadas até agora, o crescimento destas crianças na compreenção de textos, melhora da escrita, e desenvoltura, são visíveis a cada semana.



Com um processo construtivo, sempre observando e trabalhando as carencias e necessidades de cada componente,  o ARTE PARA VIDA vai contibuindo para a construção e crescimento  destas crianças , sendo enfatizado a ética, responsabilidade, comportamento na escola e fora desta, dentre outras .

Este trabalho de Mergulho na literatura, é apenas o inicio do processo para seleção dos novos componetes do ARTE PARA VIDA.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO
masagra40@gmail.com

terça-feira, agosto 03, 2010

LUTA CONTRA VIOLÊNCIA NA ESCOLA, COM ARTE, AMOR, E LITERATURA PREMIADA..

O pequeno Welghinton 11 anos, se destacou nesta fase preparatória (VIOLÊNCIA NA ESCOLA TO FORA), tendo lido vários livros, e mesmo com uma timidez marcante, fez um esforço grande,para nas apresentações dos resumos oral,e escrito, vem mantido sua posição.Além do mais entregou  trabalhos com arte no Módulo Saúde Ambiental, fazendo jus a premiação da quinsena que será amanhã uma  ida ao Shopping Manaira, aonde passará uma tarde comigo e outros , tomando sorvete, com direito a um livro novo (ele vai escolher ), e um presente surpresa.
Valeu pequeno Welghinton, assim você vai longe.
Este sorriso rasgado é de Wanessa(uma das gemeas do ARTE PARA VIDA.Ela também cumpriu as tarefas da quinsena,lendo seus livros (Mergulho literatura),Lucas 11anos,o melhor trabalho da quinsena, além de ter cumprido as tarefas do projeto, tem se esmerado    na melhora  da caligrafia.Outro que terá direito a tarde cultural , recreativa no Shopping.


Estas três crianças são o destaque do MERGULHO A LITERATRA,primeira fase  preparação das  ações  educativas em saúde.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...