domingo, abril 25, 2010

ARTE PARA VIDA | LUTA PELA PAZ

João Paulo Martins
REPORTER POR UM DIA

Caros leitores estou postando hoje neste Blog com minha vasta esperiência que dedico tota ela a Maria Anunciada minha querida DOUTORA ANUNCIADA, minha reportagem sobre a luta das escolas municipais pela paz. Sexta-feira passada dia 23 de Abril, as escolas municipais do ensino fundamental se reuniram na Lagoa (cartão postal de minha querida João Pessoa) Com proposito de acabar com a violência nas escolas. Os alunos e professores deram-se as mãos e deram um abraço na Lagoa, reporters e fotografos compareceram a esta reinvidicação.
Mas para que as escolas tenham paz este proposito tem que ser ensinado no lar para tudu e para todos. Abaixo veja as fotos feitas por mim.





sexta-feira, abril 23, 2010

ARTE ARA VIDA /LUTA PELA PAZ.


Hoje dia 23 , seria a Ação com premiação dos melhores trabalhos, desenvolvidos por estudantes da Escola Seráfico da Nóbrega.No entanto esta foi adiada, por ter a escola de participar de uma Ação Global pela PAZ, que ocorrerá na Lagoa de nossa cidade 16 horas,mesmo horário de nossa Ação sobre Violência na Escola .
Como não poderei estar presente neste evento, passei ao monitor do grupo ,João Paulo Martins 14 anos, a batuta de cobertura do evento,como também a monitoria dos trabalhos por duas semanas (estarei ausente da escola) .
Foi uma pena o adiamento de nossa ação (motivo mais que justo), porquê as crianças estavam ansiosas para saber o resultado da premiação(tres bicicletas), doadas por esta autora, aos melhores alunos.Ficando assim a ação para o dia 20 de maio.

Por -quê João Paulo é o monitor? ele mesmo vai dizer, e registrar neste blog, seu depoimento, e desenvolvimento das ações dos colegas.Ele ganhou por mérito, uma maquina fotografica para registrar os acontecimentos do grupo, e da vida deste jóvem pré adolescente,um dos melhores alunos da Escola .
Sua participação no ARTE PARA VIDA, na luta pelo módulo Saúde Ambiental, Saúde do Adolescente ,me fez doar esta maquina.João Paulo você merece.


Com um trabalho Prevenção em Saúde, com muita seriedade, interagindo com estas crianças ,vou fazendo minha parte como cidadã. Não podemos só culpar o poder público no aumento da violência em nosso país, cada cidadão pode fazer sua parte.
Eu faço, e você? PARTICIPE ,SEJA VOLUNTÁRIO,.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
masagra40@gmail.com

segunda-feira, abril 19, 2010

PREVENÇÃO VIOLÊNCIA NA ESCOLA - TRAGEDIA PREVISTA .
















A luta Prevenção Violência na Escola, se intensifica esta semana,para finalizar a cartilha sobre o tema, com a participação de muitos alunos desta escola.
Esta autora , dedica parte livre do tempo, na luta corpo a corpo com os alunos de maior risco social desta e, na tentativa de reverter parte do quadro de violência que se alastra.
Hoje após minha saída da escola, um aluno entra encapuçado na mesma , e atira a queima roupa em um colega do turno da noite,ambos adolescentes.
O porquê de tanta violência?? 95 % dos alunos deste estabelecimento de ensino fundamental, é oriundo do Bairro São José(Manaira) ,um dos mais violentos de nossa cidade.Estes garotos ,sem estruturação familiar, e de elevado risco social, associado a passagem para adolescência sem rumo, explodindo de hormonios, trazem para escola, o que se faz em casa e arredores.
Os trabalhos com os alunos tem gerado um produto muito bom, trabalho este construtivo, corpo a corpo, usando a arte em várias formas como instrumento de sensibilização.
Nesta sexta-feira dia 23(15.30), se deus assim o permitir, estarei entregando a premiação para os melhores trabalhos(tres bicicletas novas ).Com este envolvimento direto de boa parte dos alunos, tento expor o problema , e sempre propondo solução.
A LUTA É CONTÍNUA, EXIGE PACIÊNCIA, NO ENTANTO , SÓ VEJO UMA SOLUÇÃO, INVESTIMENTO EM ESPORTE, ARTE ,MÚSICA..
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.

sábado, abril 17, 2010

PREVENÇÃO VIOLÊNCIA NA ESCOLA - LUTA CONTÍNUA ,RESULTADOS APARECENDO.
















Nesta sexta-feira dia 16, passei a tarde na Escola Serafico da Nóbrega,fazendo o mutirão com os alunos que estão participando do Projeto (Violência na Escola fora).A animação é grande, muitos que entraram timidamente, estão mais soltos e muito participativos.Este processo é contínuo e construtivista, dando larga liberdade para estas crianças expressarem sobre o tema,que vivenciam todos os dias, na escola e na vida.
Agora estamos trabalhando na cartilha, que semana a semana , toma forma, cria vida, e se Deus quiser o produto final neste dia 23, será muito produtivo, e feliz para as crianças vencedoras desta temporada.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO.

quinta-feira, abril 15, 2010

PREVENÇÃO VIOLÊNCIA NA ESCOLA -PREMIAÇÃO TRABALHOS.


O ARTE PARA VIDA, está trabalhando a prevenção Violência na Escola (Bulling), com várias formas de expressão artísticas,com a finalidade de sensibilizar os alunos para o tema.Este crescente ,não só na Escola Seráfico da Nóbrega,como em muitas escolas no estado, Brasil e mundo.
Esta semana tivemos um episódio lamentável de Bulling, envolvendo alunos ,com resultado negativo.Um garoto foi ferido, com arma trazida de casa,graças a Deus não foi um evento fatal.
Esta autora , tem sistematicamente trabalhado o tema , em várias classes, e uma especialmente tenho marcado presença ,tentando reverter o quadro ( sala do acelera).Os resultados estão animadores, e dia 23 , estaremos apresentando a ação (VIOLÊNCIA NA ESCOLA DIGA NÃO).
Duas bicicletas doadas por mim, serão entregues neste dia, a luta por este prémio está acirrada, dentro da mais perfeita harmonia, das disputas educativas.
Assim vou desenvolvendo o tema, trimestre a trimestre, corpo a corpo, construindo um produto educativo ,em plena evolução.
Todo processo de mudança ,envolvendo a educação , mudanças de comportamento, e outras transformações requer dedicação, vontade, e motivação para seguir em frente,nesta e em outras lutas ,levantadas pelo ARTE PARA VIDA ao longo dos anos.
Segunda feira dia 19, terei um mutirão de ensaios , correções dos trabalhos, finalizando o trimestre ,com o lançamento da cartilha sobre Violência na Escola ( dia 23 sexta-feira ).
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO.
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão

quarta-feira, abril 07, 2010

VIOLÊNCIA NA ESCOLA- SEMI-FINAL CONCURSO DESENHO E CORDEL.





























Neste dia 7 abril na Escola Seráfico da Nóbrega, a atmosfera entre os concorrentes ,e participantes do concurso (Trabalhando a violência na Escola), está alta, na reta final do concurso Violência na Escola..diga não.
A expectativa para ganhar a bicicleta (duas), é grande.Uma será destinada ao melhor desenho sobre o tema, e a outra, para melhor interpretação dramatizada do Cordel(PARE DE BULIR COMIGO).
Esta turminha das fotos, são alunos com dificuldade de aprendizado, e alguns com alteração de comportamento,no entanto, estou dando minha maior carga de motivação para estes, sempre acreditando que com amor , segurança, e paciência , muita coisa pode ser revertida.
Tenho alguns bons exemplos em anos anteriores ,nesta escola,e em outra aonde apliquei meu projeto,com alunos considerados irrecuperáveis,hoje estão não só inseridos no mercado de trabalho, e alguns em universidade.
Estou entregando a vice diretora desta escola, o protótipo do cordel,com texto e desenhos, a mesma prometeu finalizar ,e entegar 10 exemplares ,para a apresentação deste modulo, que será dia 22 deste.
O ARTE PARA VIDA , sua criadora, aplicadora, e componentes ,bastante motivada com mais uma meta em finalização , na luta em PREVENÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA.Mais a luta continua.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...