domingo, outubro 25, 2009

ARTE PARA VIDA /LUTA CONTRA DROGAS.


Enquanto no Rio de Janeiro, a luta contra o tráfico é vencida por traficantes e bandidos,aqui em João Pessoa -PB, nós lutamos contra as drogas na base, com arte musica e poesia. De cara limpa o ARTE PARA VIDA, grupo de Prevenção em Saúde, em parceria com o Abadá -Capoeira, leva ao Espaço cultural neste domingo a peça SAI DESTA NOIA BICHO, escrita e trabalhada na Escola Serafico da
Nobrega neste 2009.
Aguardem mais fotos e comentários desta manhã de cultura e luta ,na luta contra as drogas.
Muita luta e ensaios para esta apresentação no Espaço Cultural, na luta contra drogas.A convite do Abada Capoeira contra drogas, na pessoa de Janaina e o mestre Lobão, que tanto lutam com este mal, ensaiando desde a terna idade um esporte vital para formação ética da criança .
Ao jovem diretor do Teatro Ednardo Do Egito, professor Beto que no teatro e na propia escola me ajudou a prepara-los para esta apresentação.
Da escola para outras escolas, comunidade , universidade, teatros e aonde preciso for, estaremos na luta em Prevenção em Saúde.
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.



















































terça-feira, outubro 13, 2009

PREVENÇÃO DIABETE NA ESCOLA- SOLIDARIEDADE DIA DA CRIANÇA.











Mais um desafio vencido, o ARTE PARA VIDA, neste dia da criança apresentou a peça BEABA DA DIABETE,com as duas componentes do projeto, na quadra da Escola Nazinha Barbosa-Manaira -João Pessoa-PB.
Com um conteúdo forte para sensibilização desta doença, mais de uma maneira lúdica, a peça revela o cotidiano de uma mulher diabética rebelde ao tratamento, e suas implicações no cotidiano.
Ver sinopse em postagens anteriores.
O publico presente, 200 alunos da rede publica , professores e diretoria, foram sensibilizados para esta doença ,com alta morbi-mortalidade.
Como vêem ,não e fácil levar estes conhecimentos complexos para escola,mais nada impossível quando se acredita no que faz.
PREVENÇÃO E A SOLUÇÃO -EDUCAÇÃO O MEIO

quinta-feira, outubro 08, 2009

PREVENÇÃO SAÚDE NA ESCOLA -DIABETE NOTURNO.














































O ARTE PARA VIDA, realiza ação noturna sobre o tema PREVENÇÃO EM DIABETE ,para alunos da escola Seráfico da Nóbrega .Como sempre seguida da minha palestra sobre o tema, as duas componentes do projeto, Herta 13 , Natalia 13,ambas alunas da tarde desta escola, dão um show de interpretação na peça BEABÁ DA DIABETE.
Sinopse ,em postagens anteriores.
O publico presente, alunos e professores são sensibilizados para prevenção desta doença ,que tanto mal causa a população, ainda carente de informação .Houve uma interação grande entre os participantes , e os questionamentos sobre a doença foram intensamente discutidos.
Foi dado enfase aos fatores de risco para desenvolvimento da doença(sobre-peso;obesidade, dieta rica em açucares e gordura, sedentarismo, alerta para fator herança, fumo alcool, e outros fatores ).Com especial atenção ao Pé diabético, a palestra e peça esclareceu sobre esta patologia com alta morbi-mortalidade em nosso estado, e no país.
Final de noite muito produtivo no ARTE PARA VIDA , e na vida desta autora que não mede esforço para levar a informação aonde for preciso.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO - EDUCAÇÃO O MEIO.
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.

PREVENÇÃO SAÚDE DA ESCOLA PARA UNIVERSIDADE.

































































O ARTE PARA VIDA, sai da escola mais uma vez, e vai a universidade UFPB,para mostrar o trabalho a alunos desta instituição.Na noite da última sexta-feira, após ´minha palestra sobre Dependência Química, seu uso ,abuso e consequências para saúde, os componentes do projeto, todos alunos da Escola Seráfico da Nóbrega, João Pessoa-PB, sensibiliza o público presente com a encenação da peça SAI DESTA NOIA BICHO, fruto do laboratório de texto, que iniciamos sob minha orientação nesta escola.
A peça retrata a vida de um adolescente que era bom menino , bom aluno..até encontrar maus elementos que o iniciam no vício,um passo para dependência.Com muito humor, o enredo se desenvolve, e encanta a quem assiste.Minha primeira assistente Natalia Silva 13 anos, é co-autora, e Sidney 13, escreveu um RAP para finalizar o texto.
A alegria dominou a turminha, que já se consideram na faculdade, e que faculdade a federal da Paraiba...a UFPB que os aguarde;preparação para entrada no vestibular é que não falta no projeto.Trabalhando com pesquisa, muita literatura, comunicação oral e escrita, responsabilidade, ética e comportamento, dentre outros itens estes bravos garotos seguem um caminho do bem.
Nota-Muitos outros módulos são trbalhados no projeto, e todo dia é dia de solidariedade na minha vida.
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO EDUCAÇÃO O MEIO.

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...