sábado, março 28, 2009

ARTE PARA VIDA / PREVENÇÃO DROGA NA ESCOLA 2009
















26 de Março 2009- Fotos das ações ARTE PARA VIDA- NA LUTA PREVENÇÃO EM SAÚDE DO ADOLESCENTE.
Esquete -SAI DESTA NOIA BICHO.
Texto-
Produzido na oficina de texto do
ARTE PARA VIDA, sob minha coordenação, com componentes do projeto (Sidney 12; João Paulo 13; Natalia 13; Herta 12; Robson 12) , e esta autora ,durante os meses de fevereiro e março 2009.
Sinópse-
Garoto de 16 anos, bom aluno, passa a apresentar comportamento estranho na escola e em casa.Mãe após ser alertada por psicólogo ,decide lutar para tira-lo do vício,com ajuda da namorada, tenta sensibiliza-lo ao retorno ao esporte que praticava(voley).











RAP BARATÃO-

TO DOIDÃO ..TO DOIDAÃO ..TÓ DOIDÃO
TO VENDO BICHO, PARA TODO LADO
FICO FORTE , ALUCINADO.
É MUITO BOM TER UM BARATO.

QUE BARATOÃO É CHEIRAR COLA
UM BASEADO LÁ NA ESCOLA
AS MENINAS POSSO AGARRAR
ELAS VÃO TER QUE ME ACEITAR

TO..DOIDÃO..TO DOIDÃO
QUERO SER UM AVIÃO
VIAJAR PARA TODOM LADO
QUERO É TER SENSAÇAO

TENHO MUITA ALUCINÇÃO
VIAJO SEM PARAR
QUERO CEHIRAR ATÉ O SOL RAIAR
ASSIM POSSO ME CONFORTAR

QUERO VIVER NESTE BARATO
NIGUEM PODE ME PARAR
NEM OS HOME PODEM ME PEGAR
SOU FORTÃO, SOU UM AVIAÕ.

Criação Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão , em 26 de março 2009 .
Complemento da palestra DROGALIZAÇÃO
.

NÃO AS DROGAS, SIM A VIDA, POR UMA JUVENTUDE SADIA .
ARTE PARA VIDA –PROSART (PROMOVENDO SAÚDE COM ARTE -1998)
Autoria- Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
ESQUETE- SÁI DESTA NOIA.

RAP - SAI DESTA NOIA 2009

VAMOS JOVENS AQUI PRESENTES
DEIXAR DE LADO A ZUCA, O BAGULHO
A FARINHA, O REBITE, A PEDRA
CABEÇA DE NEGO O CORDÃO.

A BOCA VAI FICAR LOUCA
O MUQUIFO VAI VIRAR
A SUGEIRA VAI PINTAR
OS HOME PODEM NOS PEGAR

VAMOS DEIXAR A FISSURA
A GRINFA , A LOMBA
A NOÍA VAI ACABAR
QUANDO A GENTE SE LIMPAR

VAMOS ENTRAR NOUTRA VIA
VAMOS NOS CONSCIENTIZAR
DEIXAR A VIDA LIMPA
NOSSA VIDA VAI MUDAR

QUEM SABE JOGANDO BOLA
UM ESPORTE PRATICAR
VAMOS DANÇAR FORRÓ
ATÉ O SOL CLAREAR

ASSIM NOSSO ESTIMULANTE
PODE ATÉ NOS SALVAR
VAMOS DANÇAR, FORMAR UMA BANDA
A VIDA VAMOS CANTAR

UM TRABALHO DECENTE
TODOS PODEM CONQUISTAR
NÃO É FACIL ,MAIS É POSSÍVEL
VALE A PENA LUTAR.

LUTAR PARA MUDAR DE VIDA
VIDA QUE PODE ACABAR
SE VOCÊ CONTINUAR NO VÍCIO
NÃO DEIXE O VICIO LHE MATAR.
NÃO AS DROGAS ;
NÃO A VIOLÊNCIA
SIM A VIDA.
Dra.Maria Anunciada Agra O.Salomão
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO

sexta-feira, março 27, 2009

ARTE PARA VIDA / PREVENÇÃO SAÚDE DO ADOLESCENTE -AÇÕES 2009





































Com festa surpresa(meu aniversário -60 anos), preparado pelos pequenos componentes do ARTE PARA VIDA (Escola Seráfico da Nóbrega-PB), apresentação dos trabalhos ,fruto do desenvolvimento dos meses -Fevereiro /março , muita emoção neste dia 26 .








Iniciando com a festa ,linda, emocionante, seguida do depoimento surpresa, com o jóvem jogador de Voley de praia, ex.jogador voley quadra João Paulo, que relatou sua experiência de vida(ex.garoto de rua), salvo pelo esporte, emocionou a todos presentes, alunos , professores e convidados. A garotada aplaudiu de pé, e sei que este depoimento servirá de exemplo positivo para muitos.




Em seguida proferí palestra ação sobre o tema trabalhado(PREVENÇÃO DROGA NA ESCOLA ), finalizei com um poema matuto de minha autoria BAGULHÃO.
A palestra foi sobre as drogas prevalentes na infancia e adolescencia, com baixo poder aquisitivo ( Cola de Sapateiro ; Crack; Maconha), aonde foi explicado paço a paço , as ações na saúde fisica e mental dos usuários.Com enfase na prevenção, e ,o que se deve fazer para não entrar nesta vida, vida que pode ser precocemente destruida.






Para finalizar os componentes do ARTE PARA VIDA- PROSART II , apresentaram um Esquete , SAI DESTA NOIA BICHO, trabalhado em uma oficina regida por mim, e complementada por cinco garotos do grupo(Sidney 12; Natalia 13; Robson 12; Herta 12 ; João Paulo 13.O texto muito bom, finalizou com um verso idealizado e interpretado por Sidney (12 anos), sendo todos muito aplaudidos .




Ao termino dos trabalhos, foram entreges os livros do Projeto MARGULHO NA LITERATURA, para todos os componentes lerem e fazerem resumo oral e escrito, este é parte da metodologia aplicada no ARTE PARA VIDA.
Nota- Aguardem as postagens da apresentação do grupo.
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO

quinta-feira, março 26, 2009

ARTE PARA VIDA / PREVENÇÃO DROGA NA ESCOLA 2009





































Com o reinicio das aulas retomei a luta PREVENÇÃO SAÚDE NA ADOLESCENCIA.




Muito trabalho foi desenvolvido com os antigos e novos componentes do ARTE PARA VIDA, envolvimento de todos, criação a cinco maõs de um esquete sobre drogas com os pequenos.




Saindo do forno SAI DESTA NOIA BICHO, vai dar o que falar hoje na Escola Seráfico da Nóbrega (João Pessoa -PB), as 15.30.
Nota- O incentivo a leitura e literatura, continua com o PROJETO MERGULHO NA LITERATURA, todos os componentes novos e antigos saõ orientados a ler , e fazer resumos dos livros lidos , oral e escrito; vou preparando-os para o futuro.
Com pesquisas sobre os temas estudados e outros procedimentos pedagógicos, sigo na luta PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.
masagra40@terra.com.br
















fotos dos trabalhos até dia 25/03.

ARTE PARA VIDA / PREVENÇÃO SAÚDE DA MULHER.


A convite de uma unidade de saúde local(João Pessoa); proferí palestra sobre o tema acima, este trabalhado no ARTE PARA VIDA, desde seu inicio.Na ocasião, enfantizei a prevenção focado nos fatores de risco, tais como: fumo; alcolismo; obesidade(importancia da alimentação na prevenção de doenças); sedentarismo; e outros fatores determinantes para uma boa saúde.

Foi debatido, o cancer de mama; colo uterino; doenças sexualmente trnsmisíveis; o PAPEL DO VIRUS HPV, e sua influência no cancer de colo, como prevenir, seguida da prevenção em Doenças do Coração, hoje afetando tanto as mulheres como homens.Finalizando com um alerta sobre a VIOLENCIA CONTRA AS MULHERES.

Foi muito proveitosa esta ação , e mais uma vez , o ARTE PARA VIDA, marca ponto positivo na luta preventiva.

Agradeço a diretoria da entidade; minha colega e amiga a Mastologista Debora , pela força e apoio ao projeto prevenção.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.
masagra40@terra.com.br

segunda-feira, março 23, 2009

ARTE PARA VIDA / LUTA PREVENÇÃO DROGA 2009

Iniciada em 1998, a luta desta autora pró Prevenção Saúde do Adolescente(Cabedelo -PB), proferí inúmeras palestras em escolas públicas daquela cidade, e centros comunitários .

Tentando a sensibilização dos jóvens adolescentes, procurei uma maneira de penetrar no universo destes, passei a produzir pequenos versos, na linguagem desta faixa etária, conseguindo sensibiliza-l0s em minhas apresentações.Hoje passado 11 anos, a luta continua, e a droga ainda é um inimigo mortal entre os adolescentes.

Ao retomar este trabalho no início do ano 2009, na Escola Sera´fico da Nóbrega(João Pessoa-PB), retomei com força este tema, e, no dia 26 /03( correção de data), estaremos apresentando um produto deveras interessante para toda escola.A ação tem sido trbalhada arduamente, e com a participação direta dos pequenos componentes, esperamos sensibilizar a galera para este problema , que toma conta dos quatro cantos de nossa cidade .

Nota-Muitas surpresas para este dia. Aguardem as postagens.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO.
masagra40@terra.com.br

quarta-feira, março 18, 2009

ARTE PARA VIDA / ACÕES CRESCENDO 2009

Apesar de não ter tido tempo para postagem, as ações do ARTE PARA VIDA, ESTÃO A MIL POR HORA.O ano iniciou com um pouco de atrazo, no entanto , o trabalho tem sido intenso para cumprir as metas deste ano.

Os membros antigos, estão trablhando com uma temática forte(Drogas ), devido o aumento crescente deste mal em nossa cidade, iniciando cada vez mais cedo, e muitos aspirantes ao vicio na escola..Já teremos um produto para apresentar neste dia 25 , com muitas surpresas, com múltipla ação, e muitas novidades.

Os novos componentes
, estão se empenhando para cumprir as tarefas por mim determinadas, para poderem ter sua entrada no grupo.Muitos são os pedidos, estou testando e avaliando cuidadosamente cada aspirante.

O inicio não é fácil para eles, no entanto faz-se mister uma preparação em todos os níveis.Estou trabalhando com estes, pesquisas;literatura;texto; responsabilidade ; comportamento; e todos os pre requesitos, para aceitação como novo membro.

Cada ano que se passa aprendo mais ,com isto o trbalho vai melhorando os resultados , aplicabilidade fica mais fácil.Com fé , e determinação sigo na luta pró prevenção em Saúde.

Tambem estive dia 11, proferindo palestra sobre PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER, esta muito proveitosa.

Aguardem os fatos e fotos de tudo que está acontecendo

Dra.Maria Anunciada Agra O.Salomão
masagra40@terra.com.br

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...