quarta-feira, dezembro 24, 2008

ARTE PARA VIDA / DEPOIMENTO

João Paulo Martins da Silva 12 anos, aluno do Escola Seráfico da Nóbrega, João Pessoa-Pb ,componente do Prosart desde Janeiro de 2008.

Estou aqui para falar com o Prosart é importante em minha vida, o Prosart me encinou a ser uma criança mais responsavel.
Eu desdo começo sabia que todos nós temos nossos deveres de cuidar da natureza, mas depois que iniciei minha participação no Prozart me aprofundei neste e mais em outros assuntos importamtes.
Este foi o meu primeiro natal com o Prosart e espero que tenha muitos e muitos natais pela frente.
Nós do Prosart aprendemos muitas coisas importamtes mas as que eu mas gosto e da Saúde Ambiental e da Saúde do Adolescente, que eu participei com a peça Bebê a bordo e Papapapel criado pelos meus amigos sidney e Robson.
Eu repasso tudo o que aprende no Prosart para meus parentes e amigos que acho que é bastante importante compartilhar nossas sabedorias.
A responsavel por tudo isso é a Dr. Anunciada nossa segunda mãe , eu acho que ela foi mandada por Deus para nós ajudar com nossos problemas. Eu só tenho a dizer que como ela não há igual.
Ela nós encina como nós proteger de varias doenças e também ha ajudar a natureza além do comportamento, etica, responsabilidade e muitas outras coisas.
Um Feliz Natal a todos meus colegas da escola diretoria e a doutora Anunciada

ARTE PARA VIDA /NATAL SOLIDÁRIO










































































































Natal 2008, muita emoção na finalização dos trabalhos dos componentes do ARTE PARA VIDA.
Com a presença da diretora da Escola Seráfico da Nóbrega(Prof.Beta), a nossa psicóloga Glaucia; madrinha do projeto (Prof.Linda Susan);minha mãe(Neusa Agra ); irmã Zelia Agra;e muitos dos componentes (PROSART I -Escola Serafico da Nóbrega-João-Pessoa-pb), PROSART II(Escola Adolfo Maia-Cabedelo-pb); e a nossa primeira componente do projeto Luciana Carvalho,aconteceu em minha residência no dia 23 /12 /2008- 17 horas, uma pequena festa de solidariedade.


Não poderia deixar de registrar a presença de Juliana e Alfredo (Envival- Móveis e Decoração ), casal que presenteou com uma bicicleta,a jovem Nathalia, que por merito e muito esforço ,fez jus a este premio.
A Natalia Silva -13 anos, ganhadora da bicicleta(primeira foto); deu muito trabalho para a escola, e grupo; foi suspensa das atividades por alguns meses;no entanto deu a volta por cima, com persistência, inteligência, mostrando trabalho criativo, e o principal mudança no comportamento, conseguiu naõ só a reintegração ; e ganhou o maior premio.
O ano está terminando, com muitas realizações, metas cumpridas, mentes transformadas, alguns choros, perdas,no entanto o saldo foi extremanente positivo.Os que permaneceram no grupo, tomaram contato,com literatura, ética, desenho, criação de texto, música(RAP), sempre com temas educativos, dentre outros desenvolvimentos
Na escola e na vida , eles os pequenos, estão tendo a oportunidade de acrescentar algo mais em sua vida e educação.
Valeu a pena , o esforço de estar com eles , produzindo, incentivando, criando, dando e recebendo amor ,neste 2008.
Espero que no ano que se aproxima, tenhamos a oportunidade de crescer com mais qualidaede e
profissionalismo.A fila para entrar no grupo é grande, e de tudo farei para fazer juz a este pequeno exercito, na luta pró PREVENÇÃO NA SAÚDE E EDUCAÇÃO.

Agradeço o apoio do Programa de TV(Viver Bem), que fez um belo documentário sobre este projeto, a diretoria da Escola Seráfico da Nóbrega( Prof.Beta; Psicóloga Glaucia,e vice diretora Glaucy), pelo apoio dado a minha pessoa, para viablização deste projeto; e toda minha familia que entende agora o que faço, e me apoia.A minha mãe ,Neusa Agra, que quando pode prestigia as apresentalções , orgulhosa e incentivadora de nosso trbalho; irmã Zelia Agra ,presente este ano na nossa festa de finalização, ao qual viabilizou ,junto ao meu irmão Luciano Agra, muitas das emoçoes vividas pelos componentes , e ao meu marido Luiz Salomão, por ter a paciência de ter muitos dos meus momentos canalizados para o projeto, deixando-o, muitas vezes a minha espera, sem nemhuma queixa.
Todo este projeto , é aplicado na escola, durante os intervalos de aula, recreio, e final das tarefas, lá fico a espera para trabalhar com os alunos ,sempre cada dia uma surpresa, e novo aprendizado.
Agradeço as amigas Lurdes(Boutique Orquidia), que presentou uma das componentes com uma linda blusa; a Fabiola (Boutique Paris), tambem presenteou com uma blusa , e a minha familia que presenteou com tenis , seis membros do grupo, dentre outras contribuições.
Enfim nosso Natal foi de muita alegria, energia positiva, e solidariedade.


Nota-I- Durante estes anos que realizo este trabalho, este blog foi apenas um registro das atividades desenvolvidas pelo Projeto ARTE PARA VIDA.
Para o ano de 2009, iniciarei uma nova etapa, com mais atividades, e produção de material educativo, em todas as formas desenvolvidas, que deram certo ao longo destes anos.
FELIZ NATAL COM MUITA LUZ E SOLIDARIEDADE ,para todos aqueles que acompanharam o ARTE PARA VIDA.
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão-
Criadora e aplicadora do ARTE PARA VIDA.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.

terça-feira, dezembro 23, 2008

ARTE PARA VIDA / SAÚDE AMBIENTAL , DERESPEITADA.
































































































Diante destas imagens , repensem, o lado positivo da preservação ambiental, mar azul, árvores frondosas, com frutos(cajueiros; mangueiras; araças; mutamba;mangaba....... ),alimentos in natura de primeira grandeza, ao alcance das mãos ; peixe abundante , fonte inesgostável de proteina animal; mangue com seu ecosistema perfeito ; coqueirais com água de coco (alimento completo), sua polpa e aproveitamento de tudo que dele provem,riachos ,lagoas de beleza ímpar.
Infelismente este paraiso acima descrito, é irresponsávelmente destruido, por indios nativos desta regiaõ, que sem nenhum pudor, fazem de suas ocas, rios e lagoas ,um lixão a céu aberto, ferindo a mãe natureza no seu mais profundo direito, o de ter , solo, águas e atmosfera, limpos para sobrevivência de nosso planeta.
Todos tem o dever de cuidar e preservar o local aonde está inserido, este dever está sendo neglicenciado por indios da reserva acima.(ver fotos )
Os habitantes do pequeno povoado, muitos pescadores,que ainda lutam bravamente para tirar o alimento e sustento do mar, sofrem com esta agressão em suas vidas.
Povo pacato, hospitaleiro e ordeiro, orgulhosos de sua terra,e belezas do lugar;completamente integrado com o meio ambiente.
Barra de Camaratuba ,é ainda um lugar paradisíaco, por poucos conhecidos, e admirado por aqueles que tem o privilegio de visitar, ou viver em um local bucólico,limpo e lindo do litoral paraibano.
Um fruto que impressiona por seu sabor(Mutamba), mel vegetal de sabor delicado ,e fonte de energia e outros nutrientes(foto do pequeno fruto na maõ de um dos visitantes).Outro fator que chama atenção, é a energia limpa eólica,com moinhos em quantidade sendo instalado na região, para ser utilizado futuramente como energia alternativa na área.
Nota-Visita a Barra de Camaratuba, santuário de beleza, cores , águas de mar revolto, rio manso, lagoas encantadas- 19 e 20 /12 /2008.
PRESERVEM NOSSAS ÁGUAS(MARES,RIOS, NASCENTES,LAGOS E LAGOAS); SOLO ,AR, FONTE DE VIDA E SOBREVIVÊNCIA DE NOSSO PLANETA,DURAMENTE CASTIGADO POR MUITOS .
A RESPOSTA ESTÁ NA FURIA DAS ENCHENTES, TERREMOTOS,CICLONES ,SECAS E TANTOS FENÓMENOS CLIMÁTICOS ESTRANHOS ;HOJE CADA VEZ MAIS FREQUENTES
Nota 2- Hoje dia 23 Dezembro 2008(17 horas), em minha residência, acontecerá a finalização dos trabalhos ano 2008, Escola Seráfico da Nóbrega e Escola Adolfo Maia, com entrega de premios para os melhores trabalhos do ano, e muitos presentes, para estes bravos componentes do ARTE PARA VIDA.
Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.








quinta-feira, dezembro 11, 2008

ARTE PARA VIDA / REVISTA NATUREZA VIVA /PRIMEIROS ESTUDOS.
















A turminha do PROSART II, Escola Seráfico da Nóbrega, está participando ativamente na confecção da revista sobre Saúde Ambiental.Temos já em estudo ,mais de 100 desenhos, algumas redações, esquetes, RAP,tudo envolvendo o tema acima.O conteúdo trabalhado está muito bom, e todos se esforçam para produzir ,e na reta final ganhar a premiação, pelo melhor trabalho de paginação e capa.
Nota-Todos os componentes do PROSART II-ESCOLA SERÁFICO DA NÓBREGA, passaram de ano, e melhoraram o comportamento no geral,alguns mudarão de escola, a maioria permanece, todos entusiasmados com o projeto.
Valeu o esforço de trabalhar dia a dia, administrando as muitas peraltagens desta turminha,muitos deles com inteligência acima da média, faltando apenas incentivo e amor para estes desenvolverem o potencial criativo , associado a uma mudança na educação como um todo.
Na confeção da revista, o João Paulo desenvolveu o personágem ARPOLÚ, este muito criativo, e promete ,aventura no decorrer do ano que vem .
O PROSART I)- ESCOLA ADOLFO MAIA -Cabedelo-pb, continua com duas frentes de trabalho educativo, Saúde do Adolescente e Saúde do Idoso, todos motivados para continuar ano que vem.


Dia 22 teremos a finalização dos trabalhos,entrega das premiações , e confraternização de Natal.


Aguardem as postagens com fatos e fotos deste dia.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO.
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...