sexta-feira, setembro 26, 2008

MEIO AMBIENTE / CONSTRUÇÃO COLETIVA.
















O Módulo Saúde Ambiental, está sendo trabalhado na Escola Seráfico da Nóbrega, com componentes do PROSART II.

Estamos em fase de construção de uma revista (ver postagens anteriores), com a data estipulada para apresentação dia 13 de outubro.Este módulo foi iniciado há cinco anos, utilizando-se metodologia variada.

Para incentivar e motivar este processo, esta autora, estipulou premiação nas várias etapas da construção.Todos os componentes estão muitos envolvidos, e hoje dia 26 setembro, foi escolhido melhor trabalho ( pesonágens da revista ).Paulinho 12, tem se destacado, e com esforço pessoal, fez juz a dois premios(jogo de tenis de mesa e bola de voley couro).



Todo processo educativo , é de difícil aplicação, mais com paciência ,amor e muita dedicação o resultado vai aparecendo.



Nota 1- Em andamento MÓDULO SAÚDE DO ADOLESCENTE , aguardem ações inicio de Outubro.BEBÊ A BORDO ESTÁ A CAMINHO.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO



quarta-feira, setembro 24, 2008

ARTE PARA VIDA / DOENÇA DE ALZHEIMER /VOVÔ TÁ COM DEFEITO?



































































Como parte da programação DIA NACIONAL DOENÇA DE ALZHEIMER, o ARTE PARA VIDA ,participou de um evento à convite da Pastoral do Idoso, Igreja Saõ Pedro Pescador(Manaira).




Inicio com uma palestra sobre a doença , proferida por Dra.Maria Anunciada Agra O.Salomão, seguida da apresentaçaõ teatral da Peça VOVÔ TÁ COM DEFEITO? (ver detalhes postagem anterior).



Os componentes do PSOSART II(Escola Adolfo Maia-Cabedelo), deram um show de interpretação, para uma platéia atenta sobre os problemas desta doença que tanto transtorno causa ao portador e familiares.Parabéns a todos os componentes , que dedicam horas de ensaios a cada apresentação.






Nesta ação componentes dos grupos PROSART I (Escola Adolfo Maia), e PROSART II (Escola Seráfico da Nóbrega -João Pessoa), tiveram a oportunidade de estarem juntos , trocando experiência, e confraternizando os aniversariantes do mes.






Para outubro , estarei traballhando módulos (Saúde Ambiental e Saúde do Adolescente), com muita ação e apresentações já agendas.
Dia 9 Outubro, em ações para o dia da criança, estaremos na casa do Pequeno Trabalhador, aonde sempre realizamos trabalhos educativos.(Esta casa tem como diretora , e grande batalhadora em causa social voltada a adolescentes carente, a sra.Ruth Burity 82 anos, em plena ação pelo socialmente responsável).
Dia 13 outubro, acontecerá na Escola Seráfico da Nóbrega - João Pessoa), local aonde dou vida a este projeto, a apresentação da REVISTA NATUREZA VIVA(construção coletiva sobre SAÚDE AMBIENTAL), um dos módulos trabalhados no nosso ARTE PARA VIDA.




Fotos-Momentos da palestra/ Apresentação da peça /Confraternização .
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.
Dra.Maria Anunciada Agra Salomão.

domingo, setembro 21, 2008

DIA INTERNACIONAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER 2009 / ARTE PARA VIDA APRESENTA COMUNIDADE/ VOVÔ TÁ COM DEFEITO?




Dia 21 Setembro, em todo o mundo pessoas que lutam para esclarecimento , educação e solidariedade na Doença de Alzheimer, se unem e realizam ações pontuais.


O ARTE PARA VIDA, não poderia estar de fora nesta luta, e com o PROSART II(Escola Adolfo Maia -Cabedelo-PB), componentes estão trabalhando para dia 24 , apresentar para comunidade, a peça VOVÔ ESTÁ COM DEFEITO? autoria e direção , Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão, baseada em livro de Sonia Castelo Branco.
Encenada por adolescentes da rede pública da cidade de Cabedelo-PB, a Doença de Alzheimer é trabalhada de uma maneira lúdica .


A Doença de Alzheimer , que tanto sofrimento causa ao portador e cuidadores, ainda é desconhecida e confundida com outros tipos de Demencia.Por esta razão , é necessário um processo contínuo de esclarecimento sobre a doença .


O ARTE PARA VIDA, na pessoa da Dra.Maria Anunciada Agra .O.Salomão, realiza palestras sobre o tema, para comunidade leiga , complementada com a peça VOVÔ TÁ COM DEFEITO? tendo como meta, esclarecer dúvidas e mitos sobre a doença.

Sinopse-
Tres amigas muito unidas, se deparam com problema no avô de uma delas.Prof.Fernando ,professor aposentado da universidade, contador de histórias ,companheiro e amigo da neta e da turma do colegio,passa a ter comportamento estranho. Amigas se reunem para ajudar a descobrir o que ESTÁ ACONTECENDO COM O VOVÔ?




POEMA - CHAVE DA MEMÓRIA de autoria da Dra.Maria Salomão , é parte da peça acima.




MENINA AONDE COLOQUEI A CHAVE

DO ARMÁRIO QUE TRANQUEI

AGORA NÃO POSSO ABRIR

LÁ ESTÃO AS CARTAS DA MULHER QUE AMEI.



ANINHA EU VOU A MISSA

O SOL LÁ FORA ESTÁ DE AMARGAR

AONDE COLOQUEI MEU GUARDA CHUVA

VOVÔ EU NÃO SEI, NÃO VÍ, NEM OLHEI.




VOVÔ ,VOCÊ ANDA ESQUECENDO

MAIS NÃO PARA DE FALAR

NUMA TAL DE JULIANA

AQUELA QUE FOI SEU GRANDE AMOR.



MENINA ATREVIDA RESPEITA

ESQUECER PARA MIM É UMA DOR

POSSO ESQUECER A CHAVE DA PORTA

MAIS COMO PODERIA ESQUECER O NOME

DAQUELA QUE FOI MEU PRIMEIRO E ÚNICO AMOR.





Dra.Maria Anunciada Agra Oliveira Salomão.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO
NADA É IMPOSSÍVEL , QUANDO SE ACREDITA NO QUE FAZ .



sábado, setembro 13, 2008

COMPONENTES DO ARTE PARA VIDA /AÇÃO FOTOJORNALÍSTICA(MEIO AMBIENTE).


































Como parte do módulo SAÚDE AMBIENTAL, a fotografia, é utilizada no ARTE PARA VIDA, para complementação ,sensibilização e fixação de conteudo.
Estamos elaborando a revista, com a participação dos 13 compoentes do projeto, alunos da Escola Seráfico da Nóbrega,que além dos desenhos, texto, pesquisa , está sendo dado a oportunidade para uma pequema ação fotojornalística.O primeiro a ter o direito de utilização de minha máquina fotográfica (48 horas), foi João Paulo, 11 anos, que tem se esforçado ao máximo no cumprimento das tarefas da semana.


O interesse por tudo que é feito ,tem aumentado dia a dia, espero que no final deste módulo, dia 14 Outubro o produto seja o melhor possível.A garotada está muito motivada, e a premiação está surtindo efeito, todos querem ganhar a bicicleta ,um par de tenis ,e um jogo de Tenis de mesa como terceiro premio. (Doação desta autora aplicadora).

Este Setembro está em andamento muitas ações nas duas escolas aonde sou voluntária, aguardem as novidades.
Na cidade de Cabedelo -PB, os componentes do ARTE PARA VIDA (PROSART I), estão já preparados para ações externas , devendo mostrar seu trabalho,em outras escolas e locais diversos em João Pessoa-PB.(MÓDULO SAÚDE DO IDOSO).
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO.

quarta-feira, setembro 03, 2008

SAÚDE AMBIENTAL / REVISTA EM AÇÃO.











Como já foi anteriormente comentado, nossa revista sobre o Meio Ambiente, está tomando forma.Na Escola Seráfico da Nóbrega, com os componentes do PROSART II, todos entusiasmados com a confeção deste trabalho que visa, consolidar os conhecimentos na área de meio ambiente, tornando cada componente um multiplicador cada vez mais consciente.
A data prevista para o lançamento será em Outubro, dia a combinar com a diretoria da escola. Neste dia além da apresentação da revista, será escolhida a melhor redação-ação sobre o tema meio ambiente, com o sorteio de uma bicicleta para o autor do melhor trabalho.No entanto para incentivar a pesquisa e maior engajamento na criação da revista, aonde cada um dos componentes do PROSART II, ficou a cargo de uma página dupla, uma outra bicicleta será dada ao autor da melhor ilustração e texto.
A garotada está consciente da responsabilidade de fazer o melhor, o premio será uma consequência.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO.
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.
masagra40@terra.com.br


Fotos - Componentes do PROSART II, em nossa sala de trabalho( cedida pela prof.Glaucia-Psicóloga da escola e diretoria).

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...