quinta-feira, maio 31, 2007

ARTE PARA VIDA / LUTA CONTRA TABAGISMO







Na luta contra o TABAGISMO ,a autora aplicadora deste blog, tem desenvolvido sistematicamente,há 9 anos, trabalho neste grave fator de risco à saúde.
Iniciando com uma ampla pesquisa de campo, realizada no município de Cabedelo -PB, onde o resultado comprovou o quanto era precoce o inicio do vício(10 à 18 anos ), esta autora decide criar algo que pudesse atingir esta população alvo, com um projeto de Prevenção Primária .

Criei e dirigí a primeira peça (PAGODE ESFUMAÇADO), percorrendo as escolas públicas desta e de outras cidades, o texto e os "atores " foram sensibilizando platéia.Com um texto fácil , poesia e musica ,a mensagem preventiva foi lançada. Desta peça fiz uma revista estilo gibí(foto),com uma pequena tiragem .
Agradeço a valiosa colaboração do artista Paulo Fernando, que deu vida aos personágens desta revista .

Com passar do tempo escrevo mais um texto (AMOR ESFUMAÇADO), este com um conteúdo mais abrangente, utilizando a mesma metodologia, prosa , verso e poesia, a história cresce e sensibilza quem a assistiu.

Com mais um trabalho, este utilizando o tema da campanha do INCA , SE O MOCINHO FUMA QUEIMA O FILME, fiz um Romeu e Julieta na luta contra os vícios TABAGISMO E ALCOOLISMO.Muitas apresentaações , e a luta continua.

Em resumo a autora aplicadora deste projeto, segue levando o tema Tabagismo para todo seu trabalho de Prevenção em Saúde .


Hoje com um trabalho sistemático e com resultados animadores, dedico este dia Mundial sem Tabaco a todos aqueles que como eu, e nosso grupo ARTE PARA VIDA, lutam por um mundo mais limpo e livre dos efeitos nocivos desta droga na Saúde das pessoas e Saúde do Meio Ambiente.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO

ARTE PARA VIDA / AÇÕES INTER-ESCOLARES.






















Dia 29/05/2007 ,Reiniciei atividades em Prevenção em Saúde nas Escolas, com uma reunião com diretoria , seguida de uma sensibilização para Saúde do Adolescente, com componente Escola Seráfico da Nóbrega (JoãoPessoa-PB).



Fiz individualmente um alerta para as doenças evitáveis desta faixa etária com componentes desta escola, ficando acordada com estes, e a diretoria uma grande ação , esta para toda escola,com o Grupo PROSART III E IV. Dia 14 de Maio as 15.30.
Temas abordados :/ Gravidês na Adolescência / Tabagismo e Alcolismo / DST/AIDS. ( MÓDULO SAÚDE DO ADOLESCENTE).


Muita alegria no encontro com os professores e alunos, expectativa para as próximas ações, muitos dos garotos já estão em preparação para entrada como estagiários de uma grande empresa..muita felicidade , poder ve-los com responsabilidade e com futuro melhor .



II Etapa - Escola Adolfo Maia (Cabedelo -PB)


Dia 30 /05/2007, estive nesta escola, primeira célula do programa , aonde iniciei e dei vida a parte do projeto há 9 anos. Muita alegria no reencontro dos professores, compoenentes do PROSART III E IV, alguns antigos desde a primeira formação , Ismael Mesquita (Hoje Multiplicador ), Leticia Carvalho ,Yoriga e Italo, estes se reintegrando ao grupo.

Como sempre os princípios do ARTE PARA VIDA estavam sendo cumpridos, para isto foi preciso trabalhar arduamente com determinação e vontade de realizar mudanças, estas tão difíceis entre pessoas de risco social elevado , como tambem mudando a visão da educação, esta tão arraigada a princípios e regras verticais ,nem sempre adequadas a realidade de nosso país.


Para quem não conhece o que fazemos , atuo nas escolas públicas como voluntária, e com alunos destas , nos horários de intervalo de aula e final destas , tendo a sala de aula como camarim e lugar de ensaios. Com o produto pronto, saimos para outras escolas e lugares que precisam de conhecimento Preventivo em Saúde. Conteúdo trabalhado com humor, poesia e musica, e sem nemhum artifício cénico, sensibilisando público dos mais diversos ,fazemos nossa parte.


Depois de pequena apresentação para os novos , foi realizada mini-palestra sobre comportamento e metas do ARTE PARA VIDA, todos os novos componentes já devidamente preparados por Ismael Mesquita, estavam bem conscientizados. Iniciamos os ensaios ,e para minha surpresa, a peça estava quase pronta para estréia .Temos que trabalhar muito cada personagem, no entanto a garra e disciplina reinante entre eles, já sinais evidentes de um grupo forte e coeso.
Nota importante-
Sáude do Adolescente.
Agendamos apresentação de Bebê a Bordo dia 14 de Junho ,na Escola Seráfico da Nóbrega, com os componentes da Escola Adolfo Maia (Cabedelo).
Meio Ambiente-
Está sendo agendado a peça Jardim de Sonhos , com os componentes da escola Seráfico da Nóbrega (João Pessoa -PB), que fará apresentação na escola Adolfo Maia -Cabedelo.
Como veem, cada peça com conteúdo diferente, é apresentada entre escolas diversas ,havendo uma troca permanente de informação e sensibilização de cada tema trabalhado.
É O ARTE PARA VIDA ,REALIZANDO AÇÕES SISTEMÁTICAS EM PREVENÇÃO EM SAÚDE.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.






domingo, maio 27, 2007

ARTE PARA VIDA / AÇÃO COM MULTIPLICADOR.











O ARTE PARA VIDA, EM MINHA AUSÊNCIA DE 30 DIAS, TEVE AÇÕES CONTINUADAS, COM O PROSART I (Cabedelo -PB). O COMANDO FICOU NAS MÃOS DE ISMAEL MESQUITA, O MAIS ANTIGO DE NOSSOS COMPONENTES ,E QUE SEMPRE SEGUIU COM MUITA DETERMINAÇÃO SEU PAPEL DE MULTIPLICADOR.




Houve ensaios sistemáticos, na Escola Adolfo Maia , aonde teve inicio o nosso trabalho, tendo como produto aPEÇA BEBE A BORDO .Foi realizada apresentação para escolares e professores de outras escolas,o desempenho do PROSART I, foi muito elogiado .




Agradeço ao grande Ismael Mesquita ,que tem feito sua parte na luta em Prevenção em Saúde do Adolescente .Nas fotos acima o Ismael em trabalho com SAÚDE DO IDOSO /SAÚDE AMBIENTAL.


Fotos -
Em breve postarei as fotos e terei mais comentários , de pesssoas que estiveram no evento.

Nota 1- Cinco dos componentes do PROSART, estarão realizando prova para entrada em Empresa como estagario, vai pesar muito o desempenho destes garotos as ações comunitárias.
Nota 2 - Terça estarei na Escola Seráfico da Nóbrega , para rever os alunos e programar ações para o final do semestre.
Nota 3- Mergulho na LIteratura, foi cumprido na íntegra por muitos dos componentes, terei resumos dos livros deixados para leitura .PONTO POSITIVO.




PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.


Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão








ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...