sexta-feira, novembro 24, 2006

ARTE PARA VIDA / PREVENÇÃO ALCOLISMO E TABAGISMO ESCOLA.






Hoje 25 Novembro o ARTE PARA VIDA, se fez presente na luta contra as drogas ainda lícitas TABAGISMO /ALCOOLISMO.

A ação teve lugar na ESCOLA MILITAR as 9 horas.Público alvo alunos e professores desta renomada instituição de ensino.
Interação muito boa entre os "atores " PROSART I eII e o público.A mensagem de prevenção para os temas acima citados foi passada com muita graça pelo grupo.

Parabéns a todos os componentes.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.

Fotos falam pela ação.

Nota 1 .
Ainda teremos ações agendadas referentes Sáude do Idoso ,para este final de ano.Estas irão ser apresentadas em escolas públicas , praça ,e UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA. UFPB(Aguardem)

Dra .Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão
masagra40@terra.com.br

ARTE PARA VIDA / PREVENÇÃO DIABETE ESCOLA






Em 24 / 11/2006 o ARTE PARA VIDA, realiza mais uma ação de Prevenção em Fatores de Risco à saúde ,desta vez na Escola Seráfico da Nóbrega (João Pessoa).

Iniciei com uma Palestra-ação sobre Diabete, enfatizando os fatores de risco para seu desenvolvimento(Dibete tipo II),e complicaações advindas da não adesão ao tratamento.
Seguido apresentamos o Esquete BEABÁ DIABETE, com as alunas "atrizes" Leticia Carvalho e Regina Lidia.Estas sempre interagindo com o público alvo(adolescentes, funcionários e professores), torna divertido o aprendizado.

Muitos professores e funcionários encontrados com alteração no peso e alguns alunos.Foi debatido a importância do controle do peso e educação alimentar ,e os malefícios da ingestão dos alimentos industrializados (Prevenção).
Nota- Novamente deixei bem claro os cuidados com o pé diabetico e suas complicações.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.

Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.

segunda-feira, novembro 20, 2006

ARTE PARA VIDA / PREVENÇÃO DIABETE







Continuando as ações sistema´ticas na Prevenção da Diabete, o ARTE PARA VIDA ,realizou neste 18 de novembro, bairro Valentina ação com palestra-ação e Esquete BEABÁ DA DIABETE.
As fotos falam pelo evento, as dificuldades não foram pequenas neste dia, mais ultrapassando barreiras ,levamos a prevenção com exito ,e muita alegria.

Na paleestra ,deixei claro as complicações que a Diabete pode causar se não for encarada de frente, seguindo todas as orientações medicas e nutricionais que a doença requer para controle .
Enfatizado o exercício fisico sistemático, a adesão da dieta e uso regular dos medicamentos ,finalizando enfatizei o PÉ DIABETICO seus cuidados e patologias decorrentes do mal controle.
Nota 1 -Encontrei uma polulação desinformada , e com problemas de peso, sobrepeso e obesidade.

Nota 2 -Parabenizo o empenho das alunas 'atrizes" Regina Lidia e Leticia Carvalho, que desempenham papel magistral no Esquete BEABÁ DA DIABTE, com uma interação efetiva com o público.

Nota 3- Como nesta comunidade já estivemos há algum tempo(ver postagens anteriores), tive a grata surpresa de rever as crianças e alguns adultos que lembram do conteúdo tematico anterior.

Nota 4 -Deixei minha máquina fotografica com as crinças e muitas fotos foram tiradas, do bairro e do ambiente aonde vivem.

Mais uma missão cumprida, agradeço a Deus pela força que tenho para continuar nesta luta ainda muito desigual.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO EDUCAÇÃO O MEIO.

Dra.Maria Anunciad Agra de Oliveira Salomão.
masagra40@terra.com.br

domingo, novembro 12, 2006

ARTE PARA VIDA / PREVENÇÃO DIABETE





Foi um sucesso a ação realizada em Campina Grande em Prevenção de Diabete.
Evento realizado na Asssociçaõ do Bairro Pedregulho.Iniciando com a palestra -ação sobre o tema , seguida da dramatização BEABA DIABETE.
Público presente bastante expressivo e participativo, no final com o debate , muitas duvidas foram solucionadas .

Nota.
Os presentes compostos mais de mulheres adultas, muitas com sobre peso e obesidade marcante, estas foram alertadas para os perigos da gordura predominante abdominal .

Fiz uma alerta geral para prevenção da Diabete , complicações, enfatizanando o PÉ DIABETICO.

A tarde foi muito positiva e como sempre as "atrizes" alunas do ARTE PARA VIDA, na encenação do Esquete fizeram rir a platéia , complementaram o conteúdo com muita seriedade.

Parabens a Regina Lidia e Letícia Carvalho.

Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.

sexta-feira, novembro 10, 2006

ARTE PARA VIDA / PROGAMAÇÃO NOVEMBRO


Este mes teremos várias apresentações e atividades. Iniciando neste sábado 11, com Prevenção em Diabete em Campina Grande , comunidade (Bairro do Pedregulho).
Terça dia 14 DIA INTERNACIONAL DE COMBATE A DIABETE, estarei na Escola Seráfico da Nóbrega, debatendo o tema e tendo como convidada a mestre em Nutrição ,Prof.Linda Susan dando segmento com aula pratica sobre Nutrição na Diabete.

Durante este mes , seguiremos trabalhando os fatores de risco à saúde de nosso projeto, em algumas outras cidades e escolas.

Nota.O MERGULHO NA LITERATURA , continua firme ,com os alunos do projeto empenhados na leitura dos livros e fazendo resumos escritos.

Nota- O projeto com o apoio da SAELPA (bolsa aos alunos atores), continua nas comunidades de risco social elevado.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO.

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...