terça-feira, maio 30, 2006

ARTE PARA VIDA / DIA MUNDIAL SEM TABACO


Semana inicia com muito trabalho, dia 31 de Maio data marcante na luta contra oTabagismo -DIA MUNDIAL SEM TABACO, o ARTE PARA VIDA que luta sistematicamente contra este vício e suas consequências para saúde, prepara-se para palestras e apresentações do Esquete AMOR ESFUMAÇADO.

Dia 29 /05/2006 , estive em Cabedelo para acompanhar os ensaios da nova peça(Com Licença Estou Chegando), com alunos do núcleo Escola Municipal ADOLFO MAIA. Houve falta de alguns componentes, tivemos uma oficina ministrada por um estudante de arte da UFPB o Heráclito, jóvem Cabedelense que já se destaca na área da dramaturgia, passamos algumas falas femininas , o elenco masculino está mais antenado e afinado.
Recebemos a visita de um medico representante da Marinha que quer a participação do grupo em ação de Responsabilidade Social que vai ocorrer domingo dia 4 /06/2006, para uma colonia de pescadores e comunidade.Ficou acertado os trabalhos sobre Alcolismo e Tabagismo (AMOR ESFUMAÇADO ) e o trabalho de Diabete (BEABÁ DA DIABETE), e luta contra a Hipertensão (TUM TUM TAC CORAÇÃO), ação esta que se estenderá por todo o dia.
Naõ poderei estar presente em palestras neste dia, mais o ARTE PARA VIDA leva o trabalho de dramatização dos textos acima descritos.


Hoje dia 30/05/2006( 17 horas /18 horas) estive com o Grupo Escola Sera´fico da N´brega, aonde ensaiamos para o dia de amanhã com quatro apretesentações do AMOR ESFUMAÇADO e palestras sobe o DIA MUNDIAL SEM TABACO.

Às 18.30 já estava na Faculdade de Ciências Medicas para proferir palestras sobre o tema (TABAGISMO), para os alunos do curso de NUTRIÇÃO , atendendo um convite da Prof.Linda Susan. A palestra foi muito boa, houve uma interação por porte dos alunos e alguns professores, e no final tres depoimentos sobre pessoas próximas de alguns presentes que relataram ao vivo e a cores as complicações advindas do uso do cigarro, inlustrando o que esta palestrante mostrava na apretesentação. Turma muito educada e participativa.

Amanhã teremos o dia repleto de trabalho que finalizará na Faculdade IESP com uma palestra-ação minha acompanhada pelos garotos do PROSART.Fechando a AÇÃO PONTUAL DO DIA INTERNACIONAL SEM TABACO.

Dra.Maria Anunciada Agra De Oliveira Salomão
masagra40@terra.com.br

terça-feira, maio 23, 2006

ARTE PARA VIDA / NOVIDADES

Foto da semana, durante a Ação Prevenção em Diabete na UFPB dia 16 /05/2006,as duas integrantes do Esquete BEABÁ DA DIABETE, Leticia e Regina (PROSARTE), fizeram um ensaio no corredor da central de aulas , provocando risos em quem passava pelo local.



Segunda-feira 21 /05/2006, estive com o grupo PROSART , núcleo Escola adolfo Maia (Cabedelo), nos ensaios da nova peça COM LICENÇA ESTOU CHEGANDO(Saúde do Adolescente).Tematica- Gravides na Adolescência e DST /AIDS. Os componentes super motivados, passamos a peça até o final , emoçaõ total, agora é trabalhar muito para estréia no dia 21 de Junho no Teatro Municipal de Cabedelo.Falta muita coisa, a melodia precisa ser trabalhada, continuamos sem musico profissional, vamos terminar no nosso processo melódico simples e feito pelo grupo , figurino ídem e cenário ....O importante como sempre é o conteudo da peça que promete se Deus quiser sensibilizar a galera j´vem para o problema acima descrito. Seguiremos pós estreia para escolas da rede Pública Cabedelo (PB) e outros locais , aonde nossa mensagem com o tema possa ser útil.

Cresce a olhos vistos o número de adolescentes grávidas e com DST .Nosso ARTE PARA VIDA segue com as Palestras ações de sensibilização, tem se tornado efetivo no tocante ao ALERTA VERMELHO.

Com muito humor , música e um texto elaborado na linguagem dos adolesecntes, esta´peça promete repetir o exito de BEBÊ A BORDO (Primeira peça da autora sobre o tema), considerado modelo de prevenção primaria de DST /AIDs , dentre outros fatores de risco da adolescência.

Terça 22/05/2006 estive no núcleo da Escola Seráfico da Nóbrega (João Pessoa). Componentes ainda emocionados com o AMOR ESFUMAÇADO, analizamos erros e acertos, marcamos próximas apresentações.

Estaremos no dia INTERNACIONAL SEM TABACO 31 de maio, na escola Adolfo Maia (Cadedelo) marcando uma ação desta vez pontual.Este trabalho na luta contra o Tabagismo foi iniciado há 9 anos nesta cidade, tendo sido na época apliacado pela autora em todas as escolas do município e outros locais de risco social. Continuamos ação sistemática com o tema .(VER POSTAGEM DE AMOR ESFUMAÇADO).

A UNIGENTE (INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIMEDE João Pesssoa -PB, tornou viável a edição da revista estilo gibi cujo texto foi adapatado pela autora do ARTE PARA VIDA, da sua primeira ´peça temática educativa(PAGODE ESFUMAÇADO) tema central TABAGISMO.

O MERGULHO NA LITERATURA, tivemos dois livros finalizados e apresentação oral do resumo, muita procura por livros, os componentes do PROSRTE iniciam com gosto na leitura , melhorando o vocabulário, a redação (resumo escrito dos livros) e como complemento cultural e entretenimento.

Aos componentes do PROSARTE, como combinado passarei 5 dias ausentes, deixei tudo organizado (tarefas) esperando que na próxima segunda -feira tenhamos notícias concretas e melhores para todos vocês.

Dra.Maria Anunciada Agra De Oliveira Salomão
Criadora e aplicadora do ARTE PARA VIDA.
masagra40@terra.com.br

domingo, maio 21, 2006

ARTE PARA VIDA / PREVENÇÃO EM DIABETE







Neste 20 /05/2006,
no I SIMPÓSIO PARAIBANO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA , tendo como organizadores ,NIETE (Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisa da Terceira Idade),SBGG (Sociedade de Geriatria e Gerontologia -Secção PB),e Universidade Federal da Paraiba , a autora e aplicadora do ARTE PARA VIDA, Dra.Maria Anunciada Agra Oliveira Salomão, proferiu palestra sobre Diabete / Prevenção e Envelhecimento, tendo como complemento de palestra o Esquete de sua autoria BEABÁ DA DIABETE, pelo grupo PROSART. Letícia Carvalho e Regina Lídia do PROSART arracam rizos da platéia sempre inteagindo com o publico.

Este evento , foi muito bem estruturado , com uma excelente participação de profissionais e alunos do curso de Gerontologia UFPB(NIETE). Parabéns a toda organização .Prof.Antonieta patrício(NIETE), Miriam Trindade (SBGG-PB), Dra.Maristté Mendes (Presidente SBGG-PB),Maria do Carmo .

A conferência de abertura proferida por Dr.Adriano Cezar Gordilho(SBGG-BA), cujo tema UMA ESTRATÉGIA EM SAÚDE PARA ENVELHECER ATIVAMENTE, foi muito boa tendo o conferencista enfocado com maestria o assunto .

Momento de ciência e descontração com a palestra do prof.Teles Albuquerque, com o tema Vida Ativa na Melhor Idade, como sempre brilhando na área (Ed .Física) criador do MEXE CAMPINA, programa em andamento há 15 anos , com repercurssão em todo país.

Como mensagens enfocadas sobre a DIABETE(Tipo II ).
ATENÇÃO COM A OBESIDADE PRINCIPALMENTE A GORDURA ABDOMINAL.
SEDENTARISMO
EVITAR FLUTUAÇÃO NOS NÍVEIS GLICÉMICOS.
ALIMENTAÇÃO ADEQUADA .
MANUTENÇÃO DA MEDICAÇÃO SEM INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO.
ATENÇÃO COM O ESTRESSE.
REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS REGULARES E MONITORADOS.
MONITORIZAÇÃO DA GLICEMIA POR EXAME SEMESTRAL DA HEMOGLOBINA GLICADA.
ATENÇÃO CUIDADOSA COM O PÉ DIABÉTICO.
COMPLICAÇÕES OCULARES /CARDÍACASC/RENAIS /VASCULONEUROPATIAS.

DIABETE QUANDO NÃO DEVIDAMENTE CONTROLADA , MAIOR CAUSA DE AMAUROSE(CEGUEIRA) E AMPUTAÇÃO DE MEMBRO INFERIOR.

DIABETE DOENÇA CRONICA -DEGENERATIVA , PODENDO SER CONTROLADA COM UMA BOA ASSITÊNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E SENSIBILIZAÇÃO DO PACIENTE E FAMILIARES PARA ADESÃO AO TRATAMENTO.

Foto-1 Esquete -BEABÁ DIABETE ,
Foto 2 -Membros da SBGG -PB.

PREVENÇAO É A SOLUÇÃO / EDUCAÇÃO O MEIO.

Dra,Maria Anunciada Agra De Oliveira Salomão.
masagra40@terra.com.br

quinta-feira, maio 18, 2006

ARTE PARA VIDA / AÇÃO















Hoje dia 16 /05/2006, aconteceu a Apresentação do Esquete AMOR ESFUMAÇADO, no Auditório da Federação dos Hospitais.
Nos dias que antecederam , houve muito ensaio, dificuldes mil, para juntar alunos de diferentes escolas, nervorsismo de alguns integrantes ainda estreantes em palco,enfim o dia chega e temos que colocar tudo em ordem.Chegada ao local com 3 horas de antecedência, os garotos adoraram o trasporte, e ao chegar depois dde estudado o local, iniciado os ensaios para marcação.
Graças a Deus tudo correu bem, e conseguimos levar a missão a cabo,com a sensação de dever cumprido.Valeu mais esta experiência , devido o espetáculo ser preparado para atuar em pátios de escola e não em palco, advindo algumas dificuldades logo superadas.

O momento foi de muita emoção para os participantes do grupo, pois sabiam que estavam sendo avaliados para um futuro patrocínio desta empresa, a UNIGENTE, está estudando uma forma de patrocínio a este projeto, no momento foi viabilizado a confecção da revista -gibi sobre o TABAGISMO (PAGODE ESFUMAÇADO) , folders da apresentação do Esquete AMOR ESFUMAÇDO , e uma quantia em dinheiro vai ser dado aos garotos atores 400, 00 pela apresentação na noite se estréia.

Agradeço a todos os participantes e parabenizo-os pelo desempenho, os aplausos foram muitos , valeu o estresse , o resultado é que fica , sabemos que sensibilizamos a plateia para a luta contra O TABAGISMO E ALCOOLISMO.

Momento de emoção ,a participação especial de Regina Lídia , ao qual escrevi um texto denso sobre uma adolescente alcoólatra ,foi de grande impacto, a representação tetatral dela foi magistral ,a plateia ficou pensando que ela era a pessoa e não uma personagem de ficção,
mais uma vez a superação de Regina Lidia emociona .

Momento de descontração, os componentes do PROSRT Cabedelo (Escola Adolfo Maia), entram cantando o PAGODE ESFUMAÇADO, finalizando com muita alegria este trabalho na luta contra o TABAGISMO E ALCOOLISMO.

TABAGISMO E ALCOLISMO , FATORES DE RISCO ELEVADO PARA UM ENVELHECIMENTO COM QUALIDADE DE VIDA.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO EDUCAÇÃO O MEIO.



Dra,Maria Anunciada Agra Oliveira Salomão
masagra40@terra.com.br
fotos dos momentos.

terça-feira, maio 16, 2006

ARTE PARA VIDA / PREPARAÇÕES.


HOJE GRANDE DIA PARA O ARTE PARA VIDA, VAMOS APRESENTAR O TRABALHO SOBRE TABAGISMO E ALCOOLISMO, NA UNIGENTE( Federação dos Hospitais).

HOUVE UM TRABALHO GRANDE POR PARTE DA EQUIPE, MUITOS ENSAIOS, ANGUSTIAS, ALGUNS PROBLEMAS, APREENSÃO , NO ENTANTO PREVALECEU A GARRA ,A VONTADE A UNIÃO , DISCIPLINA E A RESPONSABILIDADE DE SEGUIR EM FRENTE COM OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS FOI MAIS FORTE ,E ESPERAMOS FAZER UM BOM TRABALHO.

QUE DEUS NOS AJUDE NESTA LUTA.

Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.
masagra40@terra.com.br

sábado, maio 13, 2006

ARTE PARA VIDA / PREPARAÇÕES



Dando comtinuidade aos ensaios para apresentações do AMOR ESFUMAÇADO, hoje 13 /05/2006, as meninas Leticia Carvalho , Fernanda Lima, estiveram aqui em casa , para ensaio com seus respectivos papeis.
O ensaio foi muito bom , com concentração grande por parte delas , entusiasmo e algumas dificuldades foram superadas, no final temos esperança de fazer um bom trabalho.

Contamos com vocês no dia da apresentação dia 16 /05 /2006.Federação dos Hospitais (Torre).

Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão.
masagra40@terra.com.br

sexta-feira, maio 12, 2006

ARTE PARA VIDA / PREPARAÇÃO.

Continuando com os preparativos apresentações agendadas ,tivemos ensaios aqui em casa com Letícia Carvalho que vai fazer uma participação especial em AMOR ESFUMAÇADO, e os componentes da Escola Seráfico da Nóbrega sob a direção do Jobson Jardel , ensaiam na escola para apresentação dia 16 /05 /2006.(UNIGENT). Enquanto isto, acontece em Cabedelo tendo a frente Ismael Mesquita os componentes do PROSART da Escola Adolfo Maia ensaiam para participação da mesma açaõ.
O processo é complicado , mais vai dar certo (Interação entre escolas).

Tudo pela luta contra (TABAGISMO E ALCOOLISMO).

masagra40@terra.com.br

quarta-feira, maio 10, 2006

ARTE PARA VIDA /ESCOLA SERÁFICO.




Hoje (17.30 /19.30), os meninos desta escola, recebem a visita do Jobson Jardel(Cabedelo), que assumiu a co-direção do AMOR ESFUMAÇADO, ele já trabalha comigo desde o início do primeiro grupo, tem muita disciplina, fez alguns cursos na área e vai me suceder na direção do MÓDULO SAÚDE DO ADOLESCENTE.
O ensaio foi movimentado, tendo alguns componentes atualmente doentes(virose), sendo substituido por elementos do grupo .Fiquei algum tempo com eles observando a atuação do co-diretor , ao qual me deixa tranquila, os trabalhos trascorreram com muita seriedade e claro algumas brincadeiras.

Mergulho na Literatura
Tatiana Cristina Santos já terminou o livro , vai entregar resumo oral e escrito após os eventos da semana que vem. (O DIÁRIO DE ZLATA).

Foto- Tomadas do ensaio. (Jardel camisa azul)

LUTA CONTRA TAGAGISMO E ALCOOLISMO
Dra.Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomaõ
masagra40@terra.com.br

segunda-feira, maio 08, 2006

ARTE PARA VIDA / ESCOLA ADOLFO MAIA .





Para ação do dia 16 /05 /2006 o PROSART Cabedelo, vai fazer uma participação especial na luta contra Tabagismo e Alccolismo no Esquete AMOR ESFUMAÇADO.

A direção de melodia ficou a cargo de Ismael Mesquita, não temos no grupo alguem que tenha formação musical, mais mesmo assim faremos muita zuada com o PAGODE ESFUMAÇADO, vão lá conferir.

Nota 1- No MERGULHO NA LITERATURA , Guia, nossa (Betinha em Com Licença Estou Chegando), leu seu primeiro livro O Guaraní de José Alencar, e pediu outro, muito bom para incentivo de todo o grupo.

Fotos do ensaio hoje.

MÓDULO SAÚDE DO ADOLESCENTE.

Dra.Maria Anunciada Agra Oliveira Salomão
masagra40@terra.com.br

sexta-feira, maio 05, 2006

ARTE PARA VIDA / PREPARAÇÕES.



Hoje 17.30 tivemos ensaio movimentado na Escola Seráfico da Nóbrega, estando presentes além do PROSART João Pessoa, os nossos queridos Isamel e Jardel (Cabedelo), para dar maior vida ao Amor Esfumaçado.( foto)

Passei a direção geral deste Esquete, para o Jobson Jardel e a direção de melodia para Ismael Mesquita, com esta atitude os meninos passam a ter maior responsabilidade pelo produto trabalhado e eu, passo a me dedicar mais a criação e palestra-ação.Estamos trabalhando muito para dar vida a luta contra Tabagismo e Alccolismo, com várias apresentações já agendadas.

Nota 1- Houve já entrega de mais resumos dos livros lidos, e pedidos de outros , estando a motivação do MERGULHO NA LITERATURA tornando-se uma realidade este complemento na educação dos garotos.

Nota - Segunda dia 8 /05/2006 estarei em Cabedelo para junto ao PROSART da Escola Adolfo Maia, ensaiaremos Com Licença Estou Chegando.

Prevenção é a Solução Educação o Meio.
masagra40@terra.com.br

quinta-feira, maio 04, 2006

ARTE PARA VIDA / DESANIMAR NUNCA


Esta foto realizada durante apresentação do grupo PROSART em 2005, na Casa do Pequeno Trabalhador, é tomada como lema para nosso trabalho.O grande Diogenes parte integrante do nosso grupo aqui representa o nosso espírito.

DESANIMAR NUNCA.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO EDUCAÇÃO O MEIO.
masagra40@terra.com.br

quarta-feira, maio 03, 2006

PROSART / PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES.


Dia 16 deste ,o Esquete AMOR ESFUMAÇADO , luta contra Tabagismo e Alcolismo marca presença em evento da UNIGENT (Joaõ Pessoa)Pb.
Após apresentações em escolas (público alvo ), a nossa luta prosegue,com a garra que é nossa marca registrada, determinação em busca de um Brasil mais justo , levando a informação aos locais de elevado risco social (nosso objetivo).
A educação é uma barreira permanente de luta e da maneira que fazemos ainda mais difícil, por envolver j´vens adolescentes de várias escolas unidos com o mesmo objetivo, muitos sem os recursos mínimos de sobrevivência.São 21 Maria e João com idade entre 12 e 18 anos em busca de motivação e melhoria em sua educação.

PREVENÇÃO E A SOLUÇÃO EDUCAÇÃO O MEIO.
masagra40@terra.com.br

Nota 2-
Dia 20 deste no auditório da central de aulas da UFPB(NIETE ) estarei finalizando Simposio de Geriatria e Gerontologia com Palestra Diabete e Envelhecimento,e PROSART marca presença com o BE A BÁ DA DIABETE.

Maria Anunciada Agra De Oliveira Salomão
masagra40@terra.com.br

ARTE PARA VIDA / NOVO VISUAL

ARTE PARA VIDA / LUTA CONTRA A HIPERTENSÃO



Criado a quatro mãos o mini-folder para o Esquete TUM TUM TAC CORAÇÃO.

Após anos de ação tendo apresentado este trabalho em Escolas Públicas , Congressos, Jornadas ,Centros de Covivivência do Idoso e outros esapaços, aguardamos quem se interessse pelo tema com mais efetividade.

Esta luta é de relevancancia na conscientização desta patologia tão danosa e ainda com alta morbi-mortalidade em nosso país.
Estamos aguardando convites.

Dra.Maria Anunciada Agra Oliveira Salomão
Ismael Mesquita / Jobson Jardel
masagra40@terra.com.br

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...