sexta-feira, novembro 25, 2005

PROSART / NOVOS DESAFIOS






Com a nova direção e mudança no elenco o PROSART, caminha à passos largos.Gustavo (Assumindo coordenação melódica , e já participando de AMOR ESFUMAÇADO (TAGAGISMO) , tentando dar o melhor de sí para o engrandecimento do grupo.Bruna, grande desáfio com o personagem ( Marinalva) , está dedicando muito de seu tempo livre na composição da personagem.

PROSART /NOVOS DESAFIOS









PROSART novos desafios. A Regina Lídia (foto) ,assume direção geral do grupo, com plena aceitação do grupo, iniciado ensaios já sobre seu comando, como sempre muita alegria, garra ,disciplina e motivação.A professora de Musica e vice-diretora da Escola Prof.Jhaiel(Serafico da Nobrega), esteve presente 24/11/2005, apresentando as melodias de sua autoria e regência.Ismael Mesquita e Gustavo assumem a direção musical,a nova diretoria a pleno vapor para estréia ainda este ano.COM LICENÇA ESTOU CHEGANDO JÁ ESTÁ .....quase
Como sempre a prof.Beta (Diretora), dando incentivo e pagando as passagens dos alunos de Cabedelo para vinda aos quatro ensaios semanais.
Estaremos dia 13 /12/2005 às 10 horas , com Saúde do Adolescente(Palestração e Esquete), e dia 20/12/2205 na GEAP com Saúde do idoso, mesma metodologia.

segunda-feira, novembro 21, 2005

TABAGISMO NA ESCOLA





Dia de combate ao TABAGISMO na escola, proferí palestração sobre o tema, em seguida encenada o ESQUETE AMOR ESFUMAÇADO, com a participação de alunos da escola Seráfico da Nobrega (João Pessoa PB) e escola Adolfo Maia(Cabedelo PB).Foi gratificante a interação entre crianças e adolescentes com o tema , como tarefa, a realização de pesquiza sobre o Fumo e conscentização para os participantes aderirem à luta contra o TABAGISMO em sua casas , parentes e amigos.
O GRUPO PROSART marcou presença,com muita seriedade e esforço. Na foto Ismael e Regina com seu talento dando força a turminha nova do projeto.

terça-feira, novembro 15, 2005

ARTE SEM FRONTEIRA /PROJETO

Justificativa- A saúde no Brasil, tem uma política pública voltada para a prevenção secundaria, esta onerosa e de pouca efetividade, ficando a prevenção primaria de doenças e fatores de risco à saude, em segundo plano.Com isto muitas doenças que poderiam ser prevenidas e ou amenizidas suas complicações , crescem em prevalência, e seu curso poderia ser controlado ou mesmo abolido, com uma política preventiva e sistemática.
A autora trabalha há oito anos com fatores de risco à saude e doenças cronico-degenerativa, em escolas, com escolares para escolares, visando a educação como fator modificador de comportamento a curto, médio e longo prazo.
Objetivo:Educar, prevenir e informar adolescentes e adultos jóvens, para um comportamento preventivo , tornando-os co-gestores de sua saúde ,preparando-os para um hoje saudável e um envelhecimento com qualidade de vida amanhã.
Conclusão- A arte quando utilizada com fins educativos, é um veículo de sensibilização bastante eficaz, e os conceitos estudados fluem sem a rigidez da sala de aula.

nota- O projeto é de autoria e aplicação de :Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão , médica geriatra prestando trabalho voluntário para o NIETE(UFPB) e SBGG(Paraiba).
Este trabalho tem sido aplicado em cursos, congressos, espaços comunitários, empresas , igrejas, instituições asilares etc..

segunda-feira, novembro 14, 2005

SAÚDE NA ESCOLA /TABAGISMO


Retorno do grande Ismael, veio para reapresentação do ciclo TABAGISMO NA ESCOLA.Ensaios neste sábado dia 12/11/2005 com todos reunidos , duração (quatro horas), alegria, disciplina ...Houve imediata aceitação por parte do novo grupo . Para dar vida ao duplo personágem do Esquete AMOR ESFUMAÇADO Ismael se esmera ,e os novos alunos atores vibram com a participação neste trabalho.

quinta-feira, novembro 10, 2005

SAÚDE NA ESCOLA / DIABETE


Dia de Diabete na escola, em 08/11/2005 na ESCOLA SERÁFICO DA NOBREGA, foi realizada palestra sobre o tema , seguida da apresentação do esquete BEABÁ DA DIABETE, tendo como publico alvo crianças e adolecentes (tarde ), e no turno da noite (adultos jóvens).Foi gratificante a participação do público , e a sensibilização para o tema muito boa.A criançada muito participativa.
Foi deixado com os alunos, questionário para responderem em casa e entrevistarem parentes e amigos portadores da doença,firmando assim o conteúdo da palestra.
Como sempre as meninas do projeto deram show de interpretação,e a direção desta escola segue apoiando o ARTE PARA VIDA , cedendo uma sala para ensaios e abrindo espaço para minhas palestras educacionais sistemáticas.

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO /EDUCAÇÃO O MEIO.

terça-feira, novembro 08, 2005

ARTE PARA VIDA /GRANDES MOMENTOS


MOMENTO DE MUITA SAUDADE, OS JOVENS ATORES ISMAEL E JARDEL, DERAM VIDA A DIVERSAS PALESTRAS REALIZADAS POR MIM ,EM EMPRESAS, ESCOLAS, CONGRESSOS, CLUBES, ESPAÇOS ALTERNATIVOS...
NA LUTA EM PREVENÇÃO DE HIPERTENSÃO, ESTES GAROTOS ENCENAVAM O ESQUETE TUM TUM TAC CORAÇÃO, COMPLEMENTANDO MINHAS PALESTRAS E SENSIBILIZANDO O PÚBLICO EM GERAL.A ESTES JÓVENS QUE TANTO LUTARAM COMIGO DEIXO AQUI O REGISTRO DE MINHA ADMIRAÇÃO E RESPEITO .

segunda-feira, novembro 07, 2005

NOVOS PARCEIROS /TEATRO EDNALDO DO EGYPTO

MAIS UMA CONQUISTA PARA O ARTE SEM FRONTEIRA, O FILHO DO GRANDE EDNALDO DO EGYPTO CEDE HORÁRIO EM SEU TEATRO PARA OS ENSAIOS DA NOVA PEÇA , COMO TAMBÉM DISPONIBILIZA VETERANOS DA ÁREA PARA REALIZAÇÃO DE OFICINAS PARA INTEGRANTES DE NOSSDA TRUPE.
ACONTECEU NESTE DIA 5 NOVEMBRO A PRIMEIRA AÇÃO, ESTA COM PLENO EXITO.OS ALUNOS ATORES VIBRARAM COM A EXPERIÊNCIA. NOSSA CO-DIRETORA REGINA LÍDIA E LETÍCIA CARVALHO JÁ INICIARAM SUAS NOVAS ATIVIDADES .

AQUI QUERO DEIXAR MEU AGRADECIMENTO AO DIRETOR FABIANO DO EGYPTO e equipe POR SUA GRANDEZA EM CEDER GRATUITAMENTE ESTE ESPAÇO NÃO SÓ PARA OS ENSAIOS AOS SABADOS , COMO PARA ESTREIA DA PEÇA (COM LICENÇA ESTOU CHEGANDO )

ARTE PARA VIDA ( PREVENÇÃO SAÚDE ALIMENTAR ) PRESENÇA TROTE SOLIDÁRIO 2019

ALUNAS DE MEDICINA FAMENE  ENGAJADAS NO PROCESSO PREVENÇÃO EM SAÚDE , A ESTAS GUERREIRAS MEU AGRADECIMENTO .  PENSANDO E AGINDO NA PR...